Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12730
Title: Aspectos de computação em nuvem em pequenas empresas
Other Titles: Aspects of cloud computing in small businesses
Authors: VIANA, Igor Gabriel Ferreira
TONDINI, Jeferson de Souza
Advisor: BERGAMASCO, Daives Arakem
Other contributor: GIRALDI, Marcus Vinícius Lahr
PEREIRA, Elton Rafael Maurício da Silva
type of document: Monografia
Keywords: Computação em nuvem;Informação - segurança;Pequenas e médias empresas
Issue Date: 22-Jun-2022
Publisher: 004
Citation: VIANA, Igor Gabriel Ferreira, TONDINI, Jeferson de Souza. Aspectos de computação em nuvem em pequenas empresas, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana "Ministro Ralph Biasi", Americana, 2022
Abstract: O presente traz como contexto o termo de computação em nuvem assim como os pilares, valores e política da segurança da informação uma vez que todos atuam em um mesmo universo: o da Tecnologia da informação. Apresenta-se neste trabalho um estudo sobre os aspectos da Computação em Nuvem, sua definição e conceito, bem como seu envolvimento com o tripé da segurança da informação e seus adjacentes. A revisão bibliográfica se apresenta logo em seguida a um estudo de caso no qual relaciona o apresentado referente à computação em nuvem, a segurança da informação e sua aplicabilidade em uma pequena empresa somado a uma pandemia que impulsionou a demanda da solução proposta. Ao final, é abordado um estudo prévio das informações apresentadas nos capítulos anteriores, somado ao mencionado caso no qual exibe um problema e sua solução plausível. Fechando com a tratativa dos riscos inerentes em sua aplicação e implantação da computação em nuvem.
This final paper brings the context of defining the term Cloud Computing along with the information security pillars, values and policy. Since both terms coexist in the same universe, Information Technology is presented in this work as a study about the aspects of Cloud Computing, its definition and concept, as well as its involvement with the Information Security’s Tripod and its adjacent. The bibliographic review is presented right after a case study regarding Cloud Computing and Information Security and its applicability in a small business company right after a pandemic which boosted the demand mentioned in this paper. By carrying out a previous study showing the information presented in previous chapters and bringing a case study in which a problem and a plausible solution are shown as well as the treatment of the inherent risks in the application and deployment of cloud computing.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12730
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20221S_Igor Gabriel Ferreira Viana_OD1414.pdf796.73 kBAdobe PDFView/Open
Termo de Autorização - Igor Gabriel Ferreira Viana.pdf
  Restricted Access
332.96 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.