Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12705
Title: Mecanismo de replicação de um banco de dados para prover alta disponibilidade com auxílio de um ambiente de computação em nuvem
Other Titles: Database replication mechanism to provide high availability with the aid of a cloud computing environment
Authors: GIMENES, Maria Daniela Ramos
ANJOS, Raquel Santos dos
CARVALHO, Selma de Almeida
Advisor: ANDREAZZA, Jean Daniel Henri Merlin
type of document: Artigo científico
Keywords: Computação em nuvem;Banco de dados;Gerenciadores de banco de dados;Tecnologia da informação;Ferramentas
Issue Date: Dec-2015
Publisher: 196
Citation: GIMENES, Maria Daniela Ramos; ANJOS, Raquel Santos dos; CARVALHO, Selma de Almeida. Mecanismo de replicação de um banco de dados para prover alta disponibilidade com auxílio de um ambiente de computação em nuvem. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2015.
Abstract: O avanço na área da Tecnologia da Informação (TI) tem se tornado uma alternativa no armazenamento de banco de dados. Muitas empresas já estão com o olhar direcionado para esta nova opção que este avanço proporciona: a Computação em Nuvem. Diante dessa alternativa o presente trabalho sugere a utilização da nuvem como um recurso para o armazenamento de dados de um banco de dados local mediante a um recurso já utilizado entre os bancos locais: a replicação de dados. Para essa proposta foi utilizado o banco de dados Mysql e os serviços da Amazon Web Services (AWS) onde foi possível a replicação de dados de um ambiente local para um ambiente virtual criado na nuvem. Mediante os resultados obtidos, conclui-se que a utilização de uma ferramenta já existente para bancos de dados locais também pode ser empregada em um ambiente de computação em nuvem.
Technological progress has provided to the Information Technology (IT) area an alternative to database storage. Many companies have already been focused to this new option that this advanced is providing: Cloud Computing. Faced on this alternative the present final paper suggests using the cloud as a resource for storing data a physical database through a tool already used among physicists banks: data replication. In this current article, the MySQL database and Amazon WebServices (AWS) were used. It was possible data replication from a physical environment to a virtual environment created in the cloud. It was concluded that it is possible to use an existing tool in physical databases to be used on a cloud computing environment throught results.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12705
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bancodedados_2015_2_mariagimenes_mecanismodereplicacaodeumbancodedados.pdf
  Restricted Access
459.12 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.