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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1227
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | GIORDANO, João Batista | pt.br |
dc.contributor.author | FERRO, Carolina Ferreira da Silva | |
dc.contributor.other | SAMPAIO, José Fornazier Camargo | pt.br |
dc.contributor.other | BERGAMASCO, Daives Arakem | pt.br |
dc.date.accessioned | 2017-08-30T19:06:16Z | |
dc.date.available | 2017-08-30T19:06:16Z | |
dc.date.issued | 2013-12-02 | |
dc.identifier.citation | FERRO, Carolina Ferreira da Silva. Tingimento e pintura manual em seda para figurino, 2013. Trabalho de conlusão de curso (Curso de Tecnologia em Produção Têxtil) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1227 | |
dc.description.abstract | A categoria da Dança do Ventre, é uma manifestação cultural e exige-se figurinos próprios, como o Ballet ou Peças teatrais, alguns véus são utilizados em danças específicas, como a “dança dos sete véus”. Uma destas especificações um véu muito leve, feito com uma seda finíssima, no mercado é chamada de pongê 5, é um figurino importante para as dançarinas de Dança do Ventre, assim como a sapatilha de ponta para quem dança Ballet Clássico.Este estudo trata da produção deste figurino em especifico, um estudo muito pouco abordado em forma de pesquisa científica a nível nacional. Este figurino é uma peça exclusiva porque a dançarina irá escolher suas cores, seu desenho e sua metragem (o que determinará a metragem do véu é a altura da dançarina), e será confeccionado por um ateliê, também escolhido pela dançarina, esta é quem consome este produto, os ateliês são os produtores e fornecedores do produto, conhecem as necessidades do seu nicho, têm a consciência de que precisam contar com bons materiais e técnicas para conservar as características fundamentais do produto, que são muito próprias como a suavidade, a maciez, as cores vivas, os desenhos e/ou pinturas e sua característica principal, a leveza. A pintura manual neste tecido, com este fim, precisar ser feita com tintas em temperatura ambiente, assim os corantes reativos são a melhor opção, pois também são indicados para o tipo de fibra em questão, e de acordo com teste realizados proporcionam um bom aproveitamento e rendimento, não deixam muitos resíduos e conservam as características da seda. Em banho de tingimento tem comportamento semelhante. Com a mesma concentração de corante, em um tipo de pintura manual conhecida como Tie Day, foram feitos três tipos de ensaios de fixação: por meio de vaporização, por meio de uma temperatura elevada a 150°C no equipamento da rama e por repouso de 48 horas, com o objetivo de medir dentre estas três condições qual apresentaria o melhor resultado com relação as condições citadas acima. Os três tipos de fixação e o tingimento com corantes reativos, posteriormente foram submetidos a um teste de solidez de cor à lavagem, para se mensurar com maior confiabilidade e precisão os resultados apresentados pelos ensaios em questão dentro das condições a que foram expostos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Produção Têxtil | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Tingimento | pt_BR |
dc.subject.other | Produção Industrial | |
dc.title | Tingimento e pintura manual em seda para figurino | pt_BR |
dc.title.alternative | Dyeing and manual painting on silk for costumes | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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