Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12081
Title: Os benefícios da gestão de pessoas para o bom desempenho das organizações: um estudo de caso realizado com colaboradores de empresas da cidade de São Carlos.
Other Titles: Os benefícios da gestão de pessoas para o bom desempenho das organizações: um estudo de caso realizado com colaboradores de empresas da cidade de São Carlos.
Authors: PEREIRA, Julya Karoline Vasconcelos
OLIVEIRA, Adrielle da Silva
Advisor: TREVELIN, Ana Teresa Colenci
type of document: Artigo científico
Keywords: Motivação;Desempenho no trabalho;Treinamento de pessoal;Liderança
Issue Date: Dec-2022
Publisher: 269
Citation: Pereira, Julya Karoline Vasconcelos, 2022. Os benefícios da gestão de pessoas para o bom desempenho das organizações: um estudo de caso realizado com colaboradores de empresas da cidade de São Carlos. Trabalho de conclusão de curso (curso superior de tecnologia em gestão empresarial). Fatec são Carlos, São Carlos, 2022.
Abstract: O presente trabalho abordou a gestão de pessoas nas organizações, assunto de extrema relevância para empresas que desejam se manterem produtivas num mercado altamente competitivo. Antigamente o funcionário era visto apenas sob o ponto de vista material, porém, aos poucos as empresas foram visualizando a importância da motivação e comprometimento, de valores e importância dos talentos humanos para a produtividade, dando espaço para a gestão estratégica de pessoas, através da automação de processos, análises de dados e novos conceitos de treinamento e liderança. Desta forma, este artigo, teve como objetivo analisar os benefícios da gestão de pessoas no mercado de trabalho, para o bom desempenho das organizações, tema este que com o passar do tempo foi ganhando espaço nas empresas. Hoje baseado nos pilares de inclusão e pertencimento no trabalho. Tratou-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, baseada em revisão bibliográfica da literatura, através de livros e artigos, utilizando-se bases de dados abertas, além de pesquisa de campo com 60 colaboradores de empresas de São Carlos selecionadas aleatoriamente sem distinção de idade, sexo, cor e raça, tendo apenas como critério a atual ou última experiência profissional. Os resultados apontaram que as empresas não estão no cenário ideal, entretanto, é possível notar que elas têm ciência disso e procuram implementar melhorias relacionadas à gestão das pessoas, porque, entendem a importância que essas boas práticas geram, tendo ciência que os funcionários estão diretamente ligados ao sucesso ou fracasso da organização.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12081
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.