Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11765
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, Elton Orris Marinho da-
dc.contributor.authorSILVA, Amanda Rhayara das Graças-
dc.contributor.authorCAMPOS, Josiane Macedo-
dc.contributor.authorMACEDO, Mara Elizangela de-
dc.contributor.authorTOLEDO, Vitoria Aparecida de-
dc.date.accessioned2023-03-17T00:30:28Z-
dc.date.available2023-03-17T00:30:28Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.citationSILVA, Amanda Rhayara das Graças; CAMPOS, Josiane Macedo; MACEDO, Mara Elizangela de; TOLEDO, Vitória Aparecida de. Planejamento de negócios: setor de moda plus size. 2022. 13p. Artigo. Trabalho de conclusão de curso. ( Curso Técnico em Comércio). Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2022. Classe descentralizada - Cunha, SP. Classe descentralizada - Cunha, SP.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11765-
dc.descriptionO empreendedorismo nada mais é do que ter um olhar para conseguir enxergar problemas e falhas de determinadas situações e ter a iniciativa e a capacidade de melhorar ou até mesmo resolver as mesmas, trazendo inovações para o mercado. Atualmente se destaca o setor de vestuário Plus Size (Mais tamanho), de acordo com portal do SEBRAE (2022) que apresenta os dados da ABPS Associação Brasil Plus Size, demostrando um crescimento significativo de 21% entre o ano de 2019-2021 nesse setor no Brasil. Há décadas no Brasil, a moda vem seguindo um padrão voltado a um público específico havendo assim a necessidade de introduzir no mercado o segmento Plus Size. Segundo site do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (2021) percebe-se a dificuldade do setor de moda em atender esse público, que se difere através da cultura, idade e estilos. O plus size traz a necessidade de um conjunto de vestuário inovador que também traga a autoaceitação, autoconfiança e o empoderamento.Diante do déficit dessa área, surge a oportunidade de um empreendimento que atue com qualidade e excelência nesse ramo, validando assim um modelo de negócio no Munícipio de Cunha, cooperando com esse mercado de trabalho e com geração de empregos na localidade.pt_BR
dc.description.abstractO artigo trata de um estudo direcionado a um público exclusivo, porém crescente, e que encontra diversos obstáculos na hora da escolha de produtos que sejam adequados ao perfil curvilíneos. De acordo com diversos estudos atuais, a dinâmica da sociedade vem mudando, e com ela os comportamentos, estilo de vida muitas vezes “influenciados por mídia”, vem mudando e trazendo novas preferências e perspectivas, mostrando outros possíveis caminhos a serem explorados. O mundo da moda, em especial o plus size, vem nos mostrando inúmeras oportunidades de desenvolvimento e respectivo crescimento, visto que é um segmento ainda pouco explorado. Este estudo fica ainda mais evidente quando aplicado no município de Cunha, onde existe um grande público com esse perfil plus size que não é atendido adequadamente, mostrando a ampla oportunidade de um empreendimento voltado para esse segmento, onde objetivo não seja apenas proporcionar roupas confortáveis e de qualidade, mas acompanhar as tendências da moda e incentivar os clientes a se sentirem mais confiantes e empoderadas, respeitando sempre a personalidade e estilo de cada cliente. Com isso mudam se não apenas “roupas”, mais a autoestima, autoconfiança, mpactando não só mulheres em si, mais uma sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThe article deals with a study aimed at an exclusive, but growing, public that encounters several obstacles when choosing products that satisfy the curvilinear profile. According to several current studies, the dynamics of society has been changing, and with it the behaviors, lifestyle often “influenced by the media”, has been changing and bringing new preferences and perspectives, showing other possible paths to be explored. The world of fashion, especially plus size, has been showing us numerous opportunities for development and respective growth, as it is a segment that is still little explored. This study is even more evident when applied in the municipality of Cunha, where there is a large public with this plus size profile that is not adequately served, showing the wide opportunity for an enterprise. Aimed at this segment, where the objective is not only to provide comfortable and quality clothes, but also to follow fashion trends and encourage customers to feel more confident and empowered, always respecting the personality and style of each customer.With that, not only “clothes” are changed, but self- esteem and self-confidence, impacting not only women themselves, but society as well.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Comérciopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher026pt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titlePlanejamento de negócios: setor de moda plus sizept_BR
dc.title.alternativeBusiness planning: plus size sectorpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TecComércio_2022_2_AmandaRhayara_PLANEJAMENTO DE NEGÓCIOS Setor de moda Plus Size_TCC.pdf555.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.