Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11413
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFERREIRA, Lucienne Marguti Gil-
dc.contributor.advisorLUCCI NETO, Rynaldo-
dc.contributor.authorPIMENTEL, Andrei Antônio-
dc.contributor.authorSANTOS, Anna Beatriz Araujo Dos-
dc.contributor.authorBATISTA, Emilly Cristina Silva-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Gabriel do Carmo-
dc.contributor.authorSILVA, Isabela Nascimento Marcelino dA-
dc.date.accessioned2023-02-17T15:17:14Z-
dc.date.available2023-02-17T15:17:14Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Andrei Antônio. SANTOS, Anna Beatriz Araujo Dos. BATISTA, Emilly Cristina Silva. OLIVEIRA, Gabriel Do Carmo. SILVA, Isabela Nascimento Marcelino Da. A importância do clima organizacional para o profissional de telemarketing, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11413-
dc.description.abstractO clima organizacional é nada além do que a compreensão das necessidades, preocupações e percepções dos colaboradores de uma determinada área, apesar de os estudos dessa área terem se popularizado ainda nos anos 60 e área de telemarketing ter surgido no Brasil apenas na década de 90 nota-se que o trabalho do profissional desse setor ainda é muito precarizado, estudos apontam que sete em cada dez operadores de telemarketing possuem algum tipo de transtorno psicológico que são enxergados como doenças ocupacionais geradas pelo estresse, cansaço físico e emocional, além da pressão, da cobrança, da altíssima demanda de metas que acarretam em tantas doenças. Além das lesões geradas por esforço repetitivo, problemas auriculares derivados do uso inadequado dos Epi’s e problemas decorrentes de má postura. A mesma pesquisa afirma que apenas no ano de 2019 houveram mais de 39 mil afastamentos de operadores de telemarketing por problemas gerados dentro do ambientes de trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Recursos Humanospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher199pt_BR
dc.subjectTelemarketingpt_BR
dc.subjectPrecarização do trabalhopt_BR
dc.subjectDoenças ocupacionaispt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA importância do clima organizacional para o profissional de telemarketingpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of organizational climate for the telemarketing professionalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rh_2022_mtec_andreiantonio_aimportanciadoclima.pdf
  Restricted Access
204.13 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.