Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9853
Title: | O design de Interiores aplicado ao atendimento pediátrico |
Other Titles: | Interior design applied to pediatric care |
Authors: | NUNES, Camila Alves MARQUES, Juliana Renata |
Advisor: | POLIDORO, Juliana Demarchi |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Pediatria;Design |
Issue Date: | 28-Jun-2022 |
Publisher: | 136 |
Citation: | NUNES, Camila Alves; MARQUES, Juliana Renata. O design de Interiores aplicado ao atendimento pediátrico, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Design de Interiores) - Etec Professor Massuyuki Kawano, 2022. |
Abstract: | Partindo da premissa que o ambiente influencia diretamente o comportamento dos usuários: layout, cores, texturas, iluminação, mobiliário e objetos devem ser cuidadosamente planejados. Essa influência é denominada neuroarquitetura. O design de interiores visa humanizar esse espaço, trazendo harmonia, bem-estar e conforto psicológico aos usuários. Objetivo: o projeto colocou em prática diversos conceitos a fim de gerar um ambiente revitalizado e planejado para seu público alvo. A aplicação foi feita em uma policlínica pediátrica, que naturalmente tem contato direto com a vulnerabilidade física do paciente. Metodologia: o presente artigo inicialmente teve uma base conceitual feita por meio de pesquisas bibliográficas, documentos, artigos, teses, projetos em comum, pesquisas de campo e estudo de caso. Após definição do local, a ser elaborado o projeto arquitetônico, houve levantamento métrico e fotográfico do imóvel e elaboração da planta baixa completa. Pela grande extensão do projeto foi definido que apenas a área de espera e a fachada teriam execução do projeto completo. Nestas áreas foram elaboradas Moodboard, Memorial descritivo, Detalhamento técnico do mobiliário e Maquete eletrônica. Resultado: Como resultado desse extenso projeto obteve-se um novo conceito de policlínica infantil, a qual agora apresenta um design moderno, com fachada imponente e cores pontuais que dão um efeito lúdico no exterior. No interior o lúdico é feito no uso de mobiliário planejados e diferenciados. Ficou definido que a área de espera seria subdividida em pequenas áreas. Na entrada tem-se um hall de entrada com um grande aparador de apoio com café, água e alguns objetos lúdicos dentre a decoração. Após tem-se a área de espera, composta por um banco duplo confeccionado em pinus com uma estrutura que faz alusão a uma arvore ao meio. Defronte tem-se uma brinquedoteca composta de uma grande estante, uma parede lateral com jogos pedagógicos e um conjunto de mesas e cadeiras de diversas dimensões. Por último tem-se a área de atendimento composta por um balcão de atendimento, um arquivo/baú e uma parede divisória feita com elementos vazados dividindo as salas de atendimento profissional com essa grande área. Externamente tem-se a fachada com letreiro em ACM e pergolado colorido acima da porta de entrada. Também um jardim de inverno criado por uma grande estrutura em elementos vazados, dividindo o passeio público e essa área. Nesse jardim tem-se um jogo pedagógico de parede, um banco em madeira e um balanço suspenso. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9853 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O DESIGN DE INTERIORES APLICADO AO ATENDIMENTO PEDIÁTRICO.pdf | 12.36 MB | Adobe PDF | View/Open | |
DETALHAMENTO ARQUIVO1 (1).jpg | 289.35 kB | JPEG | View/Open | |
DETALHAMENTO BALCAO.jpg | 322.01 kB | JPEG | View/Open | |
DETALHAMENTO BANCO ARVORE.jpg | 326.08 kB | JPEG | View/Open | |
DETALHAMENTO PAREDE PEDAGOGICA.jpg | 302.7 kB | JPEG | View/Open | |
thumbnail_DETALHAMENTO ESTANTE.jpg | 226.86 kB | JPEG | View/Open | |
thumbnail_DETALHAMENTO MESAS INFANTIS 02.jpg | 138.83 kB | JPEG | View/Open | |
thumbnail_DETALHAMENTO MESAS INFANTIS.jpg | 124.55 kB | JPEG | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.