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dc.contributor.advisorSILVA, Sílvia Aparecida José ept.br
dc.contributor.authorBISPO, Thaís Cristina de Azevedo Roberto
dc.contributor.otherBATTILANA, Rodrigo Britopt.br
dc.contributor.otherVENDEMIATTI, Aloísio Danielpt.br
dc.date.accessioned2017-08-08T19:29:10Z
dc.date.available2017-08-08T19:29:10Z
dc.date.issued2015-12-11
dc.identifier.citationBISPO, Thais Cristina de Azevedo Roberto. Jogos digitais como apoio a alfabetização infantil, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/975
dc.description.abstractO presente texto conceitua a utilização de jogos digitais como ferramenta de apoio a alfabetização infantil, e tem por objetivo analisar jogos educativos e a melhor forma de inseri-los no processo de alfabetização. O problema identificado é que muitos jogos não possuem embasamento pedagógico para este fim, fazendo com que os educadores não se sintam atraídos a utilizá-los em sala de aula. Com este cenário o trabalho possui o objetivo de aplicar os jogos Forma Palavras e Laboratório das Sílabas analisando o rendimento em alunos e verificando se os mesmos estão adequados para a fase em que estão no processo de alfabetização. O método utilizado foi aplicar os dois jogos em nove alunos que foram divididos em três grupos: fase inicial de alfabetização, fase mais avançada e alunos já alfabetizados. Logo após foram feitas algumas perguntas para se obter as seguintes informações: utiliza computador em casa; foi difícil jogar; achou divertido; aprendeu alguma coisa nova jogando; gostaria de jogar novamente. Com base nos dados levantados, pode-se concluir que é possível a utilização de jogos para auxiliar o processo de alfabetização, desde que sejam jogos adequados para o perfil da criança e que complementem o conteúdo ensinado pelo professor. Ficando em aberto novas possibilidades de realizar outras pesquisas neste campo, como por exemplo, implantar um projeto de jogos digitais educacionais, desde o começo, capacitando os professores, alunos e o acompanhamento durante o ano letivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Jogos Digitaispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectInformática - educaçãopt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicação
dc.titleJogos digitais como apoio a alfabetização infantilpt_BR
dc.title.alternativeDigital games to support children's literacypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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