Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9746
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBARBOSA NETO, Amanda-
dc.contributor.authorCARNEIRO, Vera Lúcia-
dc.contributor.authorFARIAS, Stephanie-
dc.contributor.authorGOMES, Mariano-
dc.contributor.authorREIS, Rosilene Defensor-
dc.contributor.authorRIOS, João-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Vitor-
dc.contributor.otherMENDES, Alice Cristina Coca-
dc.contributor.otherSANTOS, Elizabeth Alexandre dos-
dc.contributor.otherLOUSADA, Natália Oliveira-
dc.date.accessioned2022-08-11T18:59:48Z-
dc.date.available2022-08-11T18:59:48Z-
dc.date.issued2022-06-29-
dc.identifier.citationBONIFÁCIO, Mariana Gomes; CARNEIRO, Vera Lúcia; FARIAS, Stephanie dos Santos; REIS, Rosilene Defensor; RIOS, João Mateus; NASCIMENTO, Vitor Alexandre. Perfil alimentar prática de atividade física e o estado nutricional de escolares de uma escola pública do município de São Paulo - Brasil, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9746-
dc.description.abstractA fase do escolar é marcada por ser crucial na formação de hábitos que serão levados para a vida adulta, visto que, ter uma boa alimentação é imprescindível, para que a criança cresça e desenvolva-se corretamente. Notoriamente, a escola como promotora de saúde, juntamente de políticas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), assumem essa responsabilidade. Em virtude dos fatos, apesar da merenda escolar ser ofertada em horário letivo, existe desinteresse dos escolares perante essa refeição. O presente estudo procura identificar o consumo alimentar destes escolares, juntamente com a frequência de atividade física e a influência dessas práticas no estado nutricional, que podem acarretar, se realizados de forma errônea, em doenças como diabetes, sobrepeso, diabetes tipo II, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e câncer de cólon. Esse trabalho foi realizado com base em pesquisa de campo em uma escola municipal de ensino fundamental da zona sul de São Paulo. O presente estudo mostrou baixo consumo de fibras e mínimo de gordura, além disso, observou-se que a prática de brincadeiras ativas e atividades programadas são mais frequentes durante os finais de semana, porém, não deixam de ser realizadas ao longo da semana.pt_BR
dc.description.abstractThe school phase is marked for being crucial in the rabits formation that will be taken into the adult life, since having a good diet is essential for the child growth and develop properly. Notoriously, the school as a health promoter, together with public policies such as the National School Nutrition Program (NSNP), assume this responsibility. Sue to the facts, although school meals are offered during time school, there is a lack of interest among students in it. The present study tries to identify the food intake of these school kids, together with the frequency of physical activity and the influence of these practices on the nutritional status, which can lead, if performed in a wrongly, way diseases such as diabetes, overweight, type II diabetes, hypertension, cardiovascular diseases, and colon cancer, in order to apply the Nutrition Education Program as an attempt to recover health. This work was based on field research in a municipal elementary school in São Paulo south zone. The present study showed low fiber intake and minimum fat intake, in addition, it was observed that the practice of active play and programmed activities are more frequent during the weekends, however, they are performed throughout the week.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Nutrição e Dietéticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher238pt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titlePerfil alimentar, prática de atividade física e o estado nutricional de escolares de uma escola pública do município de São Paulo - Brasilpt_BR
dc.title.alternativeDietary profile, physical activity practice and the nutritional status of schoolchildren from a public school in the city of São Paulo – Brazilpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.