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dc.contributor.advisorSILVA, Aline Bossi Pereira dapt.br
dc.contributor.authorCARRETEIRO, João Gabriel Gallo Martins
dc.contributor.otherSCAFI, José Mário Frassonpt.br
dc.contributor.otherRONDELLI, José Luizpt.br
dc.date.accessioned2017-08-08T19:00:59Z
dc.date.available2017-08-08T19:00:59Z
dc.date.issued2015-12-08
dc.identifier.citationCARRETEIRO, Joao Gabriel Gallo Martins. A importância da trilha sonora nos jogos: do cinema mudo aos tempos atuais, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/972
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo mostrar como a trilha sonora afeta a experiência do jogador, começando por contar a evolução da trilha sonora no cinema mudo, que foi o responsável por criar a linguagem da imagem aliada ao som (CARRASCO, 1993). Através de pesquisas que revelaram que a trilha sonora pode servir tanto como a conexão do jogador e o jogo (OLIVEIRA e FERREIRA, 2011), como também como recurso narrativo, transmitindo diferentes mensagens durante o jogo com o intuito de aprofundar o jogador na história, como na maioria dos casos, ou criar uma experiência diferenciada, por exemplo, em Journey (thatgamecompany, 2011). Também foi utilizado de artigos e livros, como “This Is Your Brain On Music: The science of a human obsession” (2006), de Daniel Levitin, que mostra as diferentes regiões acionadas pelo cérebro ao escutar uma música em diferentes situações e o artigo de Miguel Sá para a revista Backstage (2007) que aponta como principal responsável pelo entendimento da mensagem da música e a posterior imersão à ela, como sendo as referências culturais. Também, há a pesquisa de WHARTON e COLLINS (2008) que mostrou que, mesmo mudando de música, os jogadores sempre se preocupavam com escolher a que melhor encaixasse com o jogo, para se sentirem mais imersos. Além disso, o trabalho mostrou também o crescente valor comercial das trilhas sonoras dos games como produto independente, mostrado, principalmente, por SCHÄFER (2011).pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Jogos Digitaispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectÁudio em jogos eletrônicospt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicação
dc.titleA importância da trilha sonora nos jogos: do cinema mudo aos tempos atuaispt_BR
dc.title.alternativeThe importance of the soundtrack in games: from silent movies to current timespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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