Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9609
Title: Reestruturação da Biblioteca "Gilberto de Barros" - Etec Professor Massuyuki Kawano
Other Titles: Restructuring of the Library "Gilberto de Barros" - Etec Professor Massuyuki Kawano
Authors: MEDINA, Adriele de Souza
DORNELIS, Fernanda Vesú
QUIRINO, Vinicíus da Silva
Advisor: TOMAZ, Mara Regina Arenhardt
type of document: Monografia
Keywords: Bibliotecas;Acervo;Biblioteca escolar
Issue Date: 23-Jun-2015
Publisher: 136
Citation: MEDINA, Adriele de Souza; DORNELIS, Fernanda Vesú; QUIRINO, Vinicíus da Silva; Reestruturação da Biblioteca"Gilberto de Barros", 2015. Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Design de Interiores) - Etec Professor Massuyuki Kawano, 2015.
Abstract: Introdução: Uma biblioteca escolar tem por objetivo atender os interesses de leitura e informação da sua comunidade e trabalha em consonância com o projeto pedagógico da escola a qual está inserida. Atende prioritariamente alunos, professores, funcionários da unidade de ensino, podendo também ampliar sua ação para atender os familiares de alunos e a comunidade moradora do entorno. O importante é ter sempre presente que uma biblioteca exige um espaço adequado às necessidades e aos serviços que presta e que, para funcionar com êxito, precisa dispor de uma área suficiente para desenvolver suas atividades. O espaço deve ser planejado levando-se em conta a área de armazenamento (local do acervo); a área de atividade (espaço dos leitores e dos bibliotecários) e a área de circulação. O ideal é que a biblioteca fique num local de fácil acesso para seus os usuários. A ETEC Prof. Massuyuki Kawano possui uma biblioteca de extrema importância dentro da instituição de ensino e que poderia oferecer mais opções e ofertas de serviços se tivesse um espaço mais amplo, mais acervo, mais pontos de pesquisa eletrônica, local de estudo e de leitura, etc. Enxergamos a necessidade de uma readequação e a possibilidade de ampliação da mesma a partir de entrevista com o diretor da unidade, que motivou o desenvolvimento deste projeto de design de interiores. Objetivo: O trabalho tem como objetivo melhorar através das técnicas apreendidas no Curso de Design de Interiores, decompor o espaço com organização, harmonia, o conforto e a funcionalidade, na biblioteca da ETEC Prof. Massuyuki Kawano. Metodologia/Desenvolvimento – Analisando as necessidades e possibilidades de uma melhor readequação Interior da biblioteca, através de pesquisas e entrevistas com alunos, usuários da biblioteca, funcionários da mesma, bem como com o diretor da escola. A primeira dificuldade apresentada era a falta de espaço, que foi solucionada com a possibilidade de expansão da mesma, reduzindo a área de pátio coberto. Com os dados colhidos e juntando as informações de pesquisa sobre organização de bibliotecas, empregando os métodos aprendidos, partimos para a proposta que apresentada à direção, foi prontamente aprovada. Resultados: A proposta buscou levar conforto, comodidade, e funcionalidade para a biblioteca, garantindo para o público que a frequenta e aos funcionários que ali trabalham os benefícios de um ambiente mais organizado e agradável. Considerações Finais– O espaço que escolhemos para trabalharmos os conceitos de design de interiores adquiridos durante o curso, é o mesmo espaço onde inúmeras vezes fomos buscar informações e conhecimento. Sem dúvida, foi muito especial podermos planejar este espaço e que assim, a biblioteca da ETEC Prof. Massuyuki Kawano possa cada vez mais, contribuir na formação de tantos outros alunos, que como nós, buscam crescimento no conhecimento.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9609
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Reestruturação da Biblioteca Gilberto de Barros - Etec Professor Massuyuki Kawano.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open
CAD.pdf8.49 kBAdobe PDFView/Open
Vista 1.jpg307.84 kBJPEGView/Open
Vista 2.jpg494.59 kBJPEGView/Open
Vista 3.jpg425.88 kBJPEGView/Open
Vista 4.jpg464.34 kBJPEGView/Open
Vista 5.jpg363.29 kBJPEGView/Open
Vista 6.jpg586.27 kBJPEGView/Open
Vista 7.jpg540.76 kBJPEGView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.