Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9545
Title: Saúde mental dos técnicos em enfermagem na pandemia
Authors: SILVA, Danilo Guilherme Balbino da
SANTOS, Fabyola Aparecida Costa dos
FARIAS, Rafaela Anselmo de
VIEIRA, Leandro Luiz Osório
OLIMPIO, Vitória Cristina de Jesus
SILVA, Vicente de Paula Rodrigues
Advisor: FERREIRA, Gabriela Amorim
SOUZA, Maria de Fatima Pinto Barbosa de
Other contributor: ANTONIO, Gabriela de Amorim Ferreira
PAULA, Ester Carolina Gomes Luiz de
GUIMARÃES, Marcio Gomes
type of document: Artigo científico
Keywords: Pandemias;Saúde mental
Issue Date: 30-Jun-2022
Publisher: 044
Citation: SILVA, Danilo Guilherme Balbino da; SANTOS, Fabyola Aparecida Costa dos; FARIAS, Rafaela Anselmo de; VIEIRA, Leandro Luiz Osório; OLIMPIO, Vitória Cristina de Jesus; SILVA, Vicente de Paula Rodrigues.Saúde mental dos técnicos em enfermagem na pandêmia-Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Enfermagem)-ETEC Prof. Marcos Uchoas dos Santos Penchel.Cachoeira Paulista/SP.2022.
Abstract: Este estudo aborda as principais implicações da pandemia para os profissionais de enfermagem e os principais recursos de apoio em desenvolvimento, especialmente relacionados à identificação e manejo de situações estressantes quanto aos seus efeitos e desafios. O objetivo geral foi pesquisar quais são os efeitos e desafios da pandemia de COVID-19, na saúde mental dos profissionais de enfermagem. Medidas preventivas como o distanciamento social, higienização das mãos, uso de álcool em gel, e uso de máscara ganharam forças em campanhas mundiais. O que era considerado rotina na vida dos profissionais de saúde sobre, a arte do cuidar, passou a ser exposição de auto risco de vida na linha de frente do Covid-19. A sobrecarga e duplas jornadas no trabalho, o estresse diário na execução de suas atividades nos cuidados de enfermagem, somados ao medo da doença e do Este estudo aborda as principais implicações da pandemia para os profissionais de enfermagem e os principais recursos de apoio em desenvolvimento, especialmente relacionados à identificação e manejo de situações estressantes quanto aos seus efeitos e desafios. O objetivo geral foi pesquisar quais são os efeitos e desafios da pandemia de COVID-19, na saúde mental dos profissionais de enfermagem. Medidas preventivas como o distanciamento social, higienização das mãos, uso de álcool em gel, e uso de máscara ganharam forças em campanhas mundiais. O que era considerado rotina na vida dos profissionais de saúde sobre, a arte do cuidar, passou a ser exposição de auto risco de vida na linha de frente do Covid-19. A sobrecarga e duplas jornadas no trabalho, o estresse diário na execução de suas atividades nos cuidados de enfermagem, somados ao medo da doença e do Este estudo aborda as principais implicações da pandemia para os profissionais de enfermagem e os principais recursos de apoio em desenvolvimento, especialmente relacionados à identificação e manejo de situações estressantes quanto aos seus efeitos e desafios. O objetivo geral foi pesquisar quais são os efeitos e desafios da pandemia de COVID-19, na saúde mental dos profissionais de enfermagem. Medidas preventivas como o distanciamento social, higienização das mãos, uso de álcool em gel, e uso de máscara ganharam forças em campanhas mundiais. O que era considerado rotina na vida dos profissionais de saúde sobre, a arte do cuidar, passou a ser exposição de auto risco de vida na linha de frente do Covid-19. A sobrecarga e duplas jornadas no trabalho, o estresse diário na execução de suas atividades nos cuidados de enfermagem, somados ao medo da doença e do desconhecido, levou muitos profissionais da saúde a quadros graves de ansiedade, depressão, adoecimento e morte. Os dados levantados no presente estudo com alguns profissionais de saúde da região de Lorena-sp que atuaram na linha de frente da COVID-19, reafirma a importância da família, fé e espiritualidade diante da crise causada pela pandemia de coronavírus.
This study addresses the main implications of the pandemic for nursing professionals and the main support resources in development, especially related to the identification and management of stressful situations regarding their effects and challenges. The general objective was to investigate the effects and challenges of the COVID-19 pandemic on the mental health of nursing professionals. Preventive measures such as social distancing, hand hygiene, use of alcohol in gel, and use of masks have gained strength in worldwide campaigns. What was considered routine in the life of health professionals about, the art of care, became an exposure of self-risk to life in the front line of the Covid-19. The overload and double working hours, the daily stress in the execution of their activities in nursing care, added to the fear of the disease and the unknown, led many health professionals to severe conditions of anxiety, depression, illness, and death. The data collected in the present study with some health professionals from the Lorena-sp region who worked on the front line of COVID-19 reaffirms the importance of the family, faith, and spirituality in the face of the crisis caused by the coronavirus pandemic.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9545
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Saúde Mental.pdf541.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.