Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9498
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BATISTA, Sueli Soares dos Santos | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Diego Henrique de Camargo | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Dirce Bueno de | - |
dc.contributor.author | LEONE, Leandro | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T18:23:11Z | - |
dc.date.available | 2022-08-01T18:23:11Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Diego Henrique de Camargo; OLIVEIRA, Dirce Bueno de; LEONE, Leandro. A sombra dos trilhos: os impactos gerados pela implantação da ferrovia São Paulo Railway (1850-1918). 2012.Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Logística)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9498 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo trazer a tona quais foram os impactos gerados pela implantação da estrada de ferro São Paulo Railway (SPR), entre o final do século XIX e início do século XX, tendo em vista a mecanização resultante da revolução industrial europeia e a vinda do trem para o Brasil, como um sinal de progresso. Estes impactos de caráter ambientais e em especial sociais modificaram o ritmo do dia a dia do Brasil, estando expresso neste trabalho como resultado de pesquisa bibliográfica. Para os limites desta pesquisa privilegiou-se a pesquisa bibliográfica sobre a história da São Paulo Railway, do período de sua concepção e implantação até o período das primeiras grandes greves ocorridas entre 1906 e 1918, sintoma dos problemas sociais decorrentes das relações de trabalho por ela impostas No primeiro capitulo são abordadas as evoluções decorrentes da revolução industrial, com o surgimento da maquina a vapor e consequentemente o trem, que ao chegar ao Brasil, trouxe mais força para a proliferação da cultura do café. No segundo capitulo, são apresentadas as fases pelo qual passou a estrada de ferro SPR, com seu projeto, implantação, técnicas e inicio das operações. Considera-se, neste aspecto, a extrema importância de que se conheça a historia e se compreenda a evolução das tecnologias para que seja possível o desenvolvimento do senso critico e da avaliação constante do progresso tecnológico. Ao final, são apresentados os impactos ambientais, geográficos e, principalmente, sociais causados pela implantação da São Paulo Railway. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Logística | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 114 | pt_BR |
dc.subject | Ferrovias | pt_BR |
dc.subject | Impactos ambientais | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | A sombra dos trilhos: os impactos gerados pela implantação da ferrovia São Paulo Railway (1850-1918) | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de conclusão de curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tecnologiaemlogistica_2012_1_diego henrique de camargo oliveira_ a sombra dos trilhos os impactos gerados pela implantação da ferrovia são paulo railway (1850-1918).pdf Restricted Access | 1.65 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.