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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9452
Title: | Suporte de ferramenta |
Other Titles: | Tool support |
Authors: | NUNES, Ana Caroline Aparecida Moreira SANTOS, Bruno Lima dos SANTOS, Cleverson dos GOUVEIA, Jefté Otniel Maciel GALVÃO, João Vitor Ferreira NARCISO, Rawan Fonseca OLIVEIRA JÚNIOR, Servilio de |
Advisor: | VIANNA, Maria Leonor Reis BARROSO, Claudinei Matos VIEIRA, Daniel Marcos |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Ferramentas;Tornos;Fresadoras |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | 077 |
Citation: | NUNES, Ana Caroline Aparecida Moreira, SANTOS, Bruno Lima dos, SANTOS, Cleverson dos , GOUVEIA, Jefté Otniel Maciel, GALVÃO, João Vitor Ferreira, NARCISO, Rawan Fonseca, OLIVEIRA JUNIOR, Servilio de. Suporte de ferramenta, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso de mecânica)-ETEC Profº José Sant'Ana de Castro de Cruzeiro, Cruzeiro,2022. |
Abstract: | Ao nos depararmos com a falta do suporte de ferramenta em alguns tornos mecânicosna oficinada ETEC PROFESOR JOSÉ SANT ́ANA DE CASTRO, decidimos fazer para completar o estoque.Decidimos desenhara peça no inventor colocando todas as cotase medidas para ser visualizado em3D da peça e por onde começar, com as orientações dos professores decidimos pegar os materiais na própria escola sendo ela uma barra (aço 1020) por ser maleável e de fácil manuseio, cortamos com a serra de corteem nossa oficina, usinamos na fresadora para retirarmos materiaisconforme o desenho técnico que foi feito da peça,furamos a peça na furadeirapara fazer umaliviocom uma abertura de 4mme a rosca M6que foi furada utilizandouma broca de 5mm, utilizamos um macho de parafuso M6 para fixação da pastilha no suporte de ferramenta, depois foi marcada as medidas na peçautilizando um altímetro, utilizamos a fresadora para efetuar as devidas cavidades seguindo as marcações feitas pelo altímetro, o trabalho na fresadora teve que ser muito minucioso pois não havia espaço para erros pois não tínhamos peças sobressalentespara usar de reposição, ao terminar a usinagem e a furação foi feito inúmeros testes de qualidade; medidas e resistência e depois de ser averiguada foi constatado que os suportes cumpriram com as suas funções já estabelecidas do projeto inicial, depois dos testes os suportes passaram para a etapa de limagempara dar um melhor acabamentona peça e corrigiros erros encontrados depois do fresamento, depois de finalizadae averiguada pelo professor responsável da equipe as peçasforam enviadaspara temperar e pintar para que a peça tenha maior dureza; durabilidade contra a oxidação e maior resistência para seu uso educativo ao qual será empregada como também melhor estética. |
Description: | When we came across the lack of tool support on some lathes in the ETEC PROFESOR JOSÉ SANT'ANA DE CASTRO workshop, we decided to do it to complete the stock. We decided to design the part in the inventor putting all the dimensions and measurements to be visualized in 3D of the part and where to start, with the guidance of the teachers we decided to get the materials at the school itself, being a bar (1020 steel) for being malleable and easy handling, we cut it with the cutting saw in our workshop, we machine it in the milling machine to remove materials according to the technical drawing that was made of the part, we drill the part in the drill to make a relief with an opening of 4mm and the M6 thread that was drilled using a 5mm drill bit, we used an M6 screw male to fix the insert in the tool holder, then the measurements were marked on the part using an altimeter, we used the milling machine to make the appropriate cavities following the markings made by the altimeter, the work on the milling machine had to be very thorough as there was no room for errors as we had no spare parts to use as spares, when finishing machining and drilling was done numerous quality tests; measurements and resistance and after being verified it was found that the supports fulfilled their functions already established in the initial project, after the tests the supports went to the filing stage to give a better finish to the part and correct the errors found after milling , after being finalized and verified by the teacher responsible for the team, the pieces were sent to be tempered and painted so that the piece has greater hardness; durability against oxidation and greater resistance for its educational use to which itwill be used as well as better aesthetics. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9452 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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