Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9425
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPINTO, Evelyn Ingrid da Costa Sarquis-
dc.contributor.authorMENDES, Abner Douglas Martins-
dc.contributor.authorBATISTA, Deisi Cristina Marques-
dc.contributor.authorJESUS, Diego Henrique de-
dc.contributor.authorARAUJO, Tainara de-
dc.contributor.otherPINTO, Evelyn Ingrid da Costa Sarquis-
dc.contributor.otherVOLPI JUNIOR, Dercílio-
dc.contributor.otherSIRPA, Luiz Antônio-
dc.contributor.otherBERNARDI, Douglas Belo-
dc.date.accessioned2022-07-27T19:39:09Z-
dc.date.available2022-07-27T19:39:09Z-
dc.date.issued2015-06-23-
dc.identifier.citationMENDES, Abner Douglas Martins; BATISTA, Deizi Cristina Marques; JESUS, Diego Henrique de; ARAÚJO, Tainara de. Gerenciamento e adaptação do Leiaute: proporcionando a inclusão social, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Administração) - Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9425-
dc.description.abstractA falta de equipamentos e acessibilidade para as pessoas com deficiência visual, dificultando a inclusão desse público na sociedade: é o tema principal utilizado nas pesquisas bibliográficas e na construção do plano de negócios e do Canvas. O objetivo do presente trabalho é identificar as possíveis melhorias no ambiente de arranjo físico (leiaute) de um restaurante de forma a facilitar o acesso, bem – estar e inserção de pessoas com deficiência visual na convivência social. As pesquisas na internet, artigos científicos, biblioteca, mostrou que os deficientes visuais encontram dificuldades para terem seus direitos atendidos e que os estabelecimentos comerciais não se preocupam em disponibilizar novos equipamentos para dar acesso e facilidade aos consumidores que possuem essa necessidade. Sendo assim a elaboração do Canvas foi essencial para colocar a proposta de negócio em análise. Por meio da ferramenta Canvas foi possível definir as estratégias quando aos Clientes-chaves, o que oferecer qual a melhor forma de relacionamento entre cliente e empresa, os parceiros-chaves, as propostas de valor, ou seja, o diferencial do negócio, a estrutura de custos e as fontes de receita, bem como as atividades e recursos necessários para fazer a empresa progredir e atender com excelência os clientes. Com isso foi possível criar um modelo de negócios e elaborar um relatório com maiores detalhes sobre cada eixo do CANVAS. Sendo assim concluímos que a ideia proposta, sobre criar um sistema sonoro para transmitir uma leitura sobre as opções de refeições em um restaurante ou estabelecimento comercial seria muito viável. Visto que não há nenhuma empresa que possui essa iniciativa. Além de atender as necessidades dos consumidores com deficiência visual, conquistaria os demais consumidores, uma vez que a demonstra a preocupação e responsabilidade social da empresa que implantou esse sistema. Conclui-se assim que as novas melhorias ajudarão cada vez mais esse público se sentirem incluídos na sociedade e contribuirá também para o chamando Marketing Social da empresa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher136pt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleGerenciamento e adaptação do Leiaute: proporcionando a inclusão socialpt_BR
dc.title.alternativeLayout management and adaptation: providing social inclusionpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Gerencimento e Adptação do Leiaute_Proporcionando a Inclusão Social.pdf632.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.