Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9407
Title: Logística humanitária: uma tendência colaborativa
Authors: QUEIROZ, Ernesto Henrique Ziviani de
ASSUMPÇÃO, Fábio Luís Marques
SANTOS, Fátima Aparecida dos
COSTA, Thaís de Souza
Advisor: SILVA, Gabriela Messias da
type of document: Monografia
Keywords: Logística humanitária;Ajuda humanitária;Busca e resgate;Alimentação em casos de emergência;Serviços médicos de emergência
Issue Date: Jun-2022
Publisher: 029
Citation: QUEIROZ, Ernesto Henrique Ziviani de; ASSUMPÇÃO, Fabio Luis Marques; SANTOS, Fatima Aparecida dos; NUNES, Julia Stahlhauer; COSTA, Thais de Souza. Logística humanitária: uma tendência colaborativa. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Logística) – Etec Profa. Anna de Oliveira Ferraz, Araraquara, 2022.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar detalhadamente o conceito de um dos caminhos da Logística, a Logística Humanitária, que vem se expandindo nos últimos anos por efeito de acontecimentos em todo o mundo. Devido ao aumento de desmatamentos, alterações no solo e modificações do homem na natureza, tornam-secada vez mais comuns as ocorrências de catástrofes, desastres e emergências, e é através desses casos que a Logística Humanitária cresce gradativamente. A Logística Humanitária se baseia principalmente em remover, auxiliar, abrigar, orientar e conscientizar pessoas afetadas por estes acontecimentos causados pela natureza ou pelo homem. Para que tudo flua de forma rápida e eficiente dentro da Logística Humanitária, é necessário que alguns quesitos estejam sempre atualizados e coerentes entre si, como: infraestrutura, treinamento e mão de obra especializada. Para melhor entendimento, este trabalho aborda um dos maiores desastres ambientais da mineração do Brasil, o rompimento da barragem 1da Mina Córrego do Feijão, controlada pela Mineradora Vale S.A, localizada no Município de Brumadinho. Esse acidente se deu por erro e ignorância da Mineradora, a qual visou somente à economia e à rentabilidade financeira, ignorando a atenção e manutenção para com a barragem. Consequentemente, o rompimento da barragem ocasionou inúmeras perdas humanas, animais e materiais, afetando até mesmo municípios vizinhos. A Logística Humanitária atua justamente em cenários assim, resumidamente, é toda a ajuda voltada para limpar a "bagunça". Os primeiros profissionais a iniciarem o trabalho no local são os bombeiros do próprio estado, através de buscas e resgates, se necessário (como no caso). Além disso, estados vizinhos enviam mais profissionais de apoio (bombeiros, médicos e enfermeiros) e suprimentos (alimentos, roupas, medicamentos e água), para auxiliar no atendimento às vítimas. Essa situação contou com a colaboração até mesmo de médicos e bombeiros especialistas de Israel. Apesar de a Logística Humanitária ser algo novo no Brasil e do ótimo trabalho realizado por todos os envolvidos, ainda há muitos pontos a serem aprimorados dentro do ramo. Dentre eles estão os recursos, treinamento de pessoas e investimento, já que a Logística Humanitária enfrenta diversos desafios no dia a dia, pois não há um padrão na atuação da mesma, devido sinistro algum ser igual a outro.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9407
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
logística_2022_1_ernestohenriquezivianidequeiroz_logísticahumanitária.pdf2.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.