Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9163
Title: Utilização de técnica de aprendizado de máquina para análise de imagens do plantio de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum)
Other Titles: Use of machine learning technique for image analysis of sugarcane plantation (Saccharum officinarum)
Authors: WADA, João Victor Suzue
Advisor: FAVAN, João Ricardo
type of document: Artigo científico
Keywords: Processamento de imagens;Cana-de-açúcar;Plantio;Agricultura;Tecnologia
Issue Date: Jul-2022
Publisher: 259
Citation: WADA, João Victor Suzue. Utilização de técnica de aprendizado de máquina para análise de imagens do plantio de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum), 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Big Data no Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2022
Abstract: O uso de tecnologias modernas, tem ajudado muito no processo de desenvolvimento agrícola, por promover análise de campo de forma mais precisa e detectar problemas na vegetação, com baixo consumo de tempo e custo. Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso de técnica de aprendizado de máquina para diferenciação de plantas e doenças em imagens. Por meio da imagem de uma cultura de cana-de-açúcar obtido no Google Earth, onde essa imagem passou por um processo de recorte e georreferenciamento, foi possível aplicar a segmentação da imagem particionando em grupos contendo cada pixel um atributo. Para tal imagem, foi aplicada o algoritmo K-Means de acordo com o clustering para o agrupamento, classificando cada área de imagens por pixels, diferenciando cada grupo pela sua situação. Com isso obteve-se resultados positivos, visualizando de forma clara as áreas que necessitam de um cuidado específicos, concluindo o objetivo de mostrar para o tomador de decisão de uma forma de resolver um tipo de problema no plantio de cana-de-açúcar.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9163
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bigdata_2022_1_joaowada_utilizacaodetecnicadeaprendizado.pdf
  Restricted Access
342.75 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.