Please use this identifier to cite or link to this item: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9106
Title: Conscientização dos investimentos para composição de renda de jovens de 14 a 28 anos da zona leste de São Paulo
Other Titles: Awareness of investments for income composition of young people from 14 to 28 years old in the east of São Paulo
Authors: SANTOS, Luana de Almeida Gonçalves dos
NASCIMENTO, Mayara da Silva
XAVIER, Rafael Rodrigues
ESTRELA, Roberta Gaudiano
metadata.dc.contributor.advisor: PIO, Priscila Lima
metadata.dc.type: Monografia
Keywords: Qualidade de vida;Imposto de renda
Issue Date: Jun-2022
Publisher: 199
Citation: SANTOS, Luana de Almeida Gonçalves dos. NASCIMENTO, Mayara da Silva. XAVIER, Rafael Rodrigues. ESTRELA, Roberta Gaudiano. Conscientização dos investimentos para composição de renda de jovens de 14 a 28 anos da zona leste de São Paulo, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2022.
Abstract: Este trabalho pretende entender sobre a conscientização dos investimentos para composição de renda dos jovens assim ressaltando a importância de aprenderem a lidar com o dinheiro, pois pode ser a chave para a melhora da qualidade de vida. A realização dessa pesquisa foi realizada a partir da metodologia apresentada. Como objetivos gerais tivemos a identificação do perfil desses jovens, propor formas de investir aos mesmos e demonstrar ao jovens formas de desenvolver sua renda por meio dos investimentos. Com a análise de resultado foi possível identificar que 59% dos jovens entrevistados são do gênero feminino com uma faixa etária de 17 anos, representado 33% dos entrevistados, além do fato de que 78% dos entrevistados não investem. A analise permitiu verificar que a hipótese que diz que a falta de conhecimento financeiro pode contribuir para o endividamento e o mal gerenciamento de recursos se confirmou, pois, ao serem indagados se já ficaram sem dinheiro ou com dividas por falta de planejamento financeiro, 68% dos entrevistados responderam que sim, assim ressaltando o fato de que o mal gerenciamento dos recursos financeiros pode levar ao endividamento pessoal. Percebe-se que em relação a hipótese de que os investimentos podem ser a chave para uma segunda forma de renda ou para formação de uma reserva de emergência se confirma, pois ao serem indagados se possuem reserva de emergência, apenas 64% dos jovens responderam que sim, então podemos supor que os investimentos podem ser a chave para a formação de uma reserva de emergência e/ou uma segunda forma de renda. Observa-se que a hipótese que diz que existe uma facilidade para acessar ferramentas de investimentos se confirma, pois 69% dos jovens possuem contas em bancos digitais com a opção de investimento, assim representando uma facilidade para encontrar ferramentas para investir. Os instrumentos de coleta dos dados permitiram verificar que muitos jovens possuem conhecimento em investimentos, porém apesar de terem conhecimento ainda não investem. Deve-se levar em consideração que, a grande maioria que possuem renda, recebem um capital mensal equivalente a meio-salário-mínimo, havendo assim a necessidade de gastar com as suas necessidades fisiológicas, porém, com o conhecimento adequado, ainda assim é possível incentivar esses jovens a investirem, ou pelo menos apresentar ferramentas para ajudar a gerenciar o capital. Como direcionamento para pesquisar futuras propomos investigar sobre o ensino da educação financeira nas escolas públicas do país, pois conseguimos identificar mesmo tendo conhecimento financeiro, esses jovens não investem e passam por dificuldades em relação as dividas pessoais.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9106
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adm_2022_1_e-t_luanadealmeida_conscientização.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.