Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9023
Title: Concorrência de mercado: uma análise da bicicletaria Chico Bike'rs em Ilhabela, SP
Authors: ALVES, Luiz Marcel dos Anjos Germano
Advisor: LIMA, Ricardo Ribeiro de
Other contributor: LIMA, Ricardo Ribeiro de
MUTERLE, Maria do Carmo Cataldi
FERREIRA, Marlette Cássia Oliveira
type of document: Monografia
Keywords: Controle de concorrência;Estratégia organizacional
Issue Date: 25-Jun-2013
Publisher: 189
Citation: ALVES, Luiz Marcel dos Anjos. Concorrência de mercado: uma análise da bicicletaria Chico Bike'rs em Ilhabela, SP. Orientador: Ricardo Ribeiro de Lima. 2013. 85 f. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Gestão Empresarial, São Sebastião, 2013.
Abstract: Este trabalho procura demonstrar a importância da análise de concorrentes no mercado de bicicletarias, na cidade de Ilhabela, estado de São Paulo. As empresas se encontram pressionadas por vários fatores, principalmente pela crescente globalização, que tem forçado muitas empresas a se adequarem a essa nova realidade, sobretudo, devido ao aumento dos concorrentes. Quando ocorre uma mudança em seu ambiente, as empresas que não estão em sintonia com o mesmo, não conseguem se adaptar, deixam de existir. O presente trabalho tem por objetivo geral diagnosticar os concorrentes no ambiente da empresa estudada. A metodologia desse trabalho foi desenvolvida com base na pesquisa qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Foi utilizada pesquisa exploratória para proporcionar melhor entendimento do tema escolhido, classificando dessa forma, como um estudo de caso. As informações sobre a empresa estudada foram coletadas, através de entrevista não estruturada, em conversação face a face. A empresa estudada ocupa uma boa posição em relação aos seus concorrentes locais, oferecendo como diferencial de suas atividades, qualidade e rapidez nos serviços. A análise dos concorrentes tem a finalidade de proporcionar conhecimento em relação aos mesmos, que possa se transformar em benéficos estratégicos, com valor agregado alto. Palavras chave: análise de concorrentes, conhecimento, estratégia. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.) This work seeks to demonstrate the importance of the analysis of competitors in the market of Bicycle repair shop, in the city of Ilhabela, state of São Paulo. The companies are pressed by a number of factors, mainly by increasing globalisation, which has forced many companies to suit this new reality, in particular, due to the increase of the competitors. When there is a change in your environment, companies that are not in harmony with the same, can't adapt, they will cease to exist. The purpose of this study is general, diagnose the competitors in the business environment studied The methodology of this study has been developed on the basis of qualitative research, through, the bibliographical research, and field research. Was used exploratory research, to provide better understanding of the theme chosen, sorting this way, as a case study. The information about the company studied were collected through unstructured interviews, talk face to face. The company studied occupies a good position in relation to their local competitors, offering as a differential diagnosis of their activities, quality and speed of services. The analysis of the competitors has the purpose of providing knowledge in relation to the same, which can be transformed into beneficial strategic, high added value. Key Words: analysis of competitors, knowledge, strategy. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9023
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GESTAO_EMPRESARIAL_2013_Luiz_Marcel_dos_Anjos_Germano_Alves_Concorrencia_de_marcado.pdf
  Restricted Access
916.62 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.