Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8850
Title: Mobilidade para pedestres em calçadas no entorno de estações: estudo de caminhabilidade no entorno da estação Artur Alvim
Authors: SANTOS, Fernanda Kelly Pereira dos
Advisor: ULIAN, Flávia
Other contributor: XIMENEZ, José Marcelo Tonini
CORREIA, Luiz Fernando de Melo
ULIAN, Flávia
type of document: Monografia
Keywords: Circulação de pedestres;Mobilidade urbana
Issue Date: 1-Dec-2021
Publisher: 250
Citation: SANTOS, Fernanda Kelly Pereira dos. Mobilidade para pedestres em calçadas no entorno de estações: estudo de caminhabilidade no entorno da estação Artur Alvim.TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Transporte Terrestre), Faculdade de Tecnologia Victor Civita – Fatec Tatuapé, São Paulo, 2021.
Abstract: A mobilidade a pé é o ato de caminhar, é o mais primordial de todos os meios de deslocamento que existe. Caminhar é extremamente importante para as relações sociais nas cidades, sendo, assim, de extrema importância a busca de cidades mais vivas, inclusivas, seguras, sustentáveis, saudáveis e convidativas para os pedestres. Este trabalho tem o objetivo de estudar e analisar a qualidade da caminhabilidade nas calçadas localizadas no entorno da Estação Artur Alvim, localizada no distrito de Artur Alvim, na Zona Leste do Município de São Paulo, cujo modal é o ferroviário, e faz conexão com o modal rodoviário, de transporte coletivo. A análise da caminhabilidade deu-se mediante a utilização da ferramenta ICam – Índice de Caminhabilidade 2.0 do ITDP - Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, para a identificação das problemáticas em torno da mobilidade para pedestres diante às calçadas. A qualidade da caminhabilidade se deu por meio da pontuação de indicadores, na análise do espaço público alvo deste trabalho, definindo quanto são convidativos esses espaços para a circulação dos pedestres que acessam a estação de metrô Artur Alvim, ao terminal de ônibus e aos pedestres que transitam no seu entorno. Os resultados da pontuação dos indicadores revelam que a qualidade da caminhabilidade nas calçadas estudadas são consideradas como suficiente, em suma consideradas uma pontuação baixa, constatando-se então uma fragilidade nos elementos que compõem a qualidade da caminhada dos pedestres que circulam pelo entorno da Estação Artur Alvim.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8850
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
transporteterrestre_2021_2_fernandakellypereiradossantos_mobilidadeparapedestres.pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.