Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8839
Title: PLano de depreciação de veículos: uma análise para pequenas e médias empresas no setor de construção civil
Other Titles: Vehicle depreciation plan: an analysis for small and medium-sized companies in the civil construction sector
Authors: COSTA, Ailso da Silva
SANTOS JUNIOR, Gilberto Antonio dos
NACHE, Talita Benega
BARBOZA, Vanessa Fabiane Gonzaga
Advisor: VOLPI JUNIOR, Dercílio
Other contributor: VOLPI JUNIOR, Dercílio
FERNANDES, Jurandir Roberto
DUARTE, Renata Miranda
AMORIM, Paulo Roberto
SILVA, Guilherme Gotardi
type of document: Monografia
Keywords: Depreciação econômica
Issue Date: 24-Nov-2016
Publisher: 136
Citation: COSTA, Ailso da Silva; SANTOS JUNIOR, Gilberto Antonio dos; NACHE, Talita Benega; BARBOZA, Vanessa Fabiane Gonzaga.Plano de depreciação de veículos: uma análise para pequenas e médias empresas no setor de construção civil, 2016. Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Contabilidade) - Etec Professor Masuyuki Kawano, Tupã, 2016.
Abstract: A depreciação embora seja importante para a área contábil, encontra muita dificuldade de ser implantada no mercado, normalmente pela falta de informação tanto da sua aplicabilidade quanto da sua relevância em longo prazo. Por existirem vários métodos, a empresa não consegue identificar qual o melhor a ser implantado. Objetivos: O objetivo do trabalho é elaborar um plano depreciativo adequado para as empresas de pequeno e médio porte, oferecendo um conteúdo que possibilite a compreensão e o funcionamento facilitando a implantação e, consequentemente, trazendo benefícios reais tanto para deduções de determinados impostos como uma melhor administração de seus bens para um controle de sua vida útil e substituições dos mesmos. Metodologia/Desenvolvimento: O projeto foi realizado através de pesquisa bibliográfica em consultas a sites específicos, livros sobre o tema e pesquisa descritiva através dê entrevistas. Resultado: Diante da identificação da não utilização da atividade depreciativa nas empresas, foi desenvolvido o plano de depreciação, desde a divulgação dos métodos existentes, até o desenvolvimento dos cálculos para mostrar a relevância e eficácia do plano. Considerações Finais: Com o interesse das empresas em possuir um maior controle financeiro para obter o máximo proveito de seus gastos, a depreciação vem como fator importante para controle do seu ativo imobilizado em médias e pequenas empresas.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8839
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.