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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8823
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | INNOCENTE, Érico Francisco | - |
dc.contributor.author | MARINI, Eduardo | - |
dc.contributor.author | COSTA, Luiz Gustavo | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T20:14:04Z | - |
dc.date.available | 2022-05-31T20:14:04Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | MARINI, Eduardo; COSTA, Luiz Gustavo. Aeroportos e seus aspectos: Um estudo sobre o aeroporto de Guarulhos e o atendimento da demanda para a copa de 2014. 2011.Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Logística)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8823 | - |
dc.description.abstract | Os aeroportos envolvidos na realização da Copa do Mundo de 2014 estão operando acima da capacidade. Este é o quadro apresentado em oito das doze cidades brasileiras que receberão as partidas da Copa. São elas: Natal, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba, Manaus e São Paulo. Dados de um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) confirmam a presente situação, onde os pedidos de pousos e decolagens estão bem acima da capacidade. O aeroporto de Congonhas-SP tem capacidade de operar 24 pousos e decolagem por hora, mas tem 34 pedidos por hora. Esse é um dos muitos problemas que o país terá que resolver até a realização do evento, uma vez que em Manaus-AM a indústria, que recebe grande parte dos componentes eletrônicos através do modal aéreo, também sofre com a falta de infraestrutura, tendo que reduzir a sua capacidade de produção a fim de adequar-se à falta destes componentes. A situação agrava-se quando a infraestrutura disponível é utilizada acima de 80% da capacidade, pois isso afeta a qualidade dos serviços prestados e sua estrutura organizacional. O quadro apresentado tende a sofrer alterações nos próximos 20 anos, quando o movimento aéreo no país irá triplicar, isso se a economia brasileira mantiver um crescimento médio de 3,5% ao ano. O que ocorre é que em alguns aeroportos brasileiros a Agência de Aviação Civil (Anac) limita a quantidade de pousos e decolagens afetando a capacidade operacional desses aeroportos. Se essas limitações na infraestrutura forem sanadas, a taxa de crescimento aéreo no país poderá ser maior. Os dados apresentados e analisados neste trabalho demonstram que a demanda atual e futura nos aeroportos supracitados estão comprometidas pela falta de investimentos e da aplicação destes recursos. Em especial é analisado as obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Guarulhos que deverá ser utilizado como um dos hubs no país | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Logística | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 114 | pt_BR |
dc.subject | Aeroportos | pt_BR |
dc.subject | Copa do mundo | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Aeroportos e seus aspectos: Um estudo sobre o aeroporto de Guarulhos e o atendimento da demanda para a copa de 2014 | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de conclusão de curso |
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Tecnologiaemlogistica_2011_1_ Eduardo Marini_Aeroportos e seus aspectos Um estudo sobre o aeroporto de Guarulhos e o atendimento da demanda para a copa de 2014.pdf Restricted Access | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
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