Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8712
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPIO, Priscila Lima-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Priscilla Câmara-
dc.contributor.authorVERISSIMO, Michele Camelo-
dc.contributor.authorCANDIDO, Kimberly Tuane-
dc.contributor.authorCORREIA, Lais Gabrielly Garrido-
dc.contributor.authorSERRO, Juliana Aponte Minorelli-
dc.contributor.authorJERÔNIMO, Jair Edipo-
dc.date.accessioned2022-05-26T20:49:18Z-
dc.date.available2022-05-26T20:49:18Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.citationJERÔNIMO, Jair Edipo. SERRO, Juliana Aponte Minorelli. CORREIA, Lais Gabrielly Garrido. CANDIDO, Kimberly Tuane. VERISSIMO, Michele Camelo. OLIVEIRA, Priscilla Câmara. Como a análise de SWOT pode auxiliar na vantagem competitiva das microempresas, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8712-
dc.description.abstractNos dias atuais é nítido percebermos como uma gestão eficaz e eficiente, assim como, flexível e que se adapta rápido ao mercado, é indispensável em qualquer organização. Os gestores além de precisarem ficar atentos sobre tudo que está ocorrendo no mercado, também devem focar nos objetivos e metas futuras, determinando em sua empresa uma adequada gestão estratégica em seu plano de negócios. O planejamento estratégico se tornou essencial nas organizações, uma vez que é a base de qualquer decisão sólida, a fonte do sucesso e do aprimoramento continuo. É uma ferramenta que auxilia o nível estratégico da empresa, através de decisões baseadas nos objetivos e metas. O processo deve contar com análises dos ambientes internos e externos, de maneira que possibilite formar hipóteses para se preparar para possíveis eventualidades. Dentre os diversos métodos de gerir determinada empresa, há ferramentas mais específicas que serão o foco central do trabalho. Dessa foram, a utilização da matriz de portfólio vem como ferramenta secundária, em que a empresa poderá comparar seus produtos com as de suas concorrentes e observar sua competitividade ou poder analisar de forma financeira seus rendimentos. É de extrema importância também, a verificação de produtos que não são mais necessários de acordo com seu ciclo de vida e a formulação de estratégias com a verificação do possível mercado futuro. Além disso, tal estratégia servirá como identificação do setor da empresa no mercado estabelecido e como o fator necessário para obter informações sobre o processo de adoção por parte do consumidor para os produtos na empresa, e se estes produtos tem a aceitação sugerida pelas expectativas dos gestores com relação aos seus concorrentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher199pt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleComo a análise de SWOT pode auxiliar na vantagem competitiva das microempresaspt_BR
dc.title.alternativeHow swot analysis can assist in the competitive advantage of microenterprisespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adm_2015_etim_jairedipo_comoaanálise.pdf
  Restricted Access
1.53 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.