Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8655
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MASOTTI, Demerval Rogério | - |
dc.contributor.author | MARIGO, Elisa de Brito | - |
dc.contributor.author | MARIGO, Tatiana Castaldo | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-25T13:02:33Z | - |
dc.date.available | 2022-05-25T13:02:33Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MARIGO, Elisa de Brito; MARIGO, Tatiana Castaldo. Estudo da influência da relação entre carros e bicicletas na política fiscal. 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8655 | - |
dc.description | Trabalho apresentado no 6o Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP - CINTEC 10 a 12 de Novembro de 2015, Itapetininga, São Paulo | pt_BR |
dc.description.abstract | O primeiro relato existente de um protótipo de bicicleta é do século XV, de Leonardo da Vinci, mas a bicicleta parecida com a que temos atualmente foi desenvolvida em 1880, por John Kemp Starley. Já o carro motorizado foi desenvolvido em 1885 por Karl Benz e no ano seguinte, Gottlieb Daimler, criou um novo modelo, já com quatro rodas e motor com combustão interna. Desde a Revolução Industrial, o foco era a expansão comercial, havendo assim, o aumento de veículos automotores e com ele, os problemas ambientais, como liberação de partículas procedentes da queima do combustível. A busca pela melhoria da qualidade de vida faz com que o foco da sociedade seja direcionado para o uso da bicicleta, sendo mais sustentável. O presente estudo objetiva avaliar a influência da relação entre bicicletas e carros na Política Fiscal brasileira. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica. Política Fiscal é o conjunto de medidas em que o Governo arrecada receitas e realiza despesas, com o objetivo de estabilizar a macroeconomia e redistribuir a renda. Os tributos indiretos aplicados aos carros e bicicletas são o ICMS, IPI, II, PIS e COFINS. Os impostos incidentes sobre as bicicletas são altos, enquanto que os incidentes sobre carros são menores, ocorrendo inclusive a isenção, como a do IPI, o que não ocorre com a bicicleta. Do ponto de vista de autuações e multas, a Lei 9.503 de 23/09/1997 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) regulamenta a circulação e conduta, de motoristas de automóveis e de ciclistas. Com o aumento de ciclovias e ciclistas nas ruas das cidades, houve também um aumento na aplicação de multas a motoristas de carros por desrespeito ao ciclista, logo, uma maior arrecadação do governo. A isenção apenas da alíquota de IPI para as bicicletas geraria um consumo maior e uma arrecadação proporcionalmente maior para o governo, além de melhorar o aspecto ambiental e a saúde da população. Isso leva a um questionamento de valores, não só do ponto de vista econômico, mas social. Já referente às multas, ainda precisam ser feitos ajustes na fiscalização, pois a relação entre carros e bicicletas nas vias públicas é muito recente. No âmbito ambiental, haveria uma significativa melhora se a compra e o uso da bicicleta fossem incentivados pelo governo, tanto na parte de qualidade do ar, quanto no aspecto econômico e de diminuição do trânsito | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 114 | pt_BR |
dc.subject | Automóveis | pt_BR |
dc.subject | Bicicletas | pt_BR |
dc.subject | Política tarifária | pt_BR |
dc.subject.other | Ambiente e Saúde | pt_BR |
dc.title | Estudo da influência da relação entre carros e bicicletas na política fiscal | pt_BR |
dc.type | Artigo científico | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de conclusão de curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tecnologiaemgestaoambiental_2016_1_ Elisa de Brito Marigo_Estudo da influência da relação entre carros e bicicletas na política fiscal.pdf Restricted Access | 162.69 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.