Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8654
Title: Diagnóstico de projetos escolares de educação ambiental no município de Jundiaí- São Paulo
Authors: LOPES, Thaís Maria Mensati
Advisor: LONGATTI, Cláudia Aparecida
RINK, Juliana
type of document: Monografia
Keywords: Educação ambiental;Ensino
Issue Date: 2016
Publisher: 114
Citation: LOPES, Thaís Maria Mensati. Diagnóstico de projetos escolares de educação ambiental no município de Jundiaí- São Paulo. 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2016.
Abstract: Nos últimos anos tem se percebido um grande avanço dos problemas ambientais como poluição, desmatamento entre outros problemas que tem gerado muitas consequências ambientais e uma das formas de reverter essa situação é obter uma mudança de comportamento da população por meio da implantação de Projetos Escolares de Educação Ambiental nas instituições de ensino. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo realizar um diagnóstico desses projetos nas escolas de Ensino Fundamental I. A metodologia utilizada foi qualitativa onde foi aplicado um questionário por meio de entrevistas semiestruturada com perguntas abertas e fechadas em 3 escolas de ensino fundamental I no município de Jundiaí, a partir disso ter um levantamento dos dados mais relevantes. Como resultados foi encontrado que todas as escolas apresentam projetos de EA tendo possivelmente uma preocupação com os problemas ambientais. Algumas instituições mostraram atividades diferenciadas como a plantação de mudas em um terreno próximo a escola. Outro dado significativo foi que em todas as escolas os professores, alunos e até os familiares são envolvidos nos projetos. Enfim, projetos de educação ambiental desperta no aluno a consciência ambiental
In the last years it has been realized an ongoing process of the environmental problems like pollution, deforestation among other problems that has generated many environmental consequences and one of the ways of reversing this situation is to get a change of behavior of the population through the implantation of School Projects of Environmental Education in educational institutions. In this context, this study aims to make a diagnosis of these projects in elementary schools I. The methodology used for that was qualitative where a questionnaire was applied through semi-structured interviews with open and closed questions in 3 elementary schools in Jundiaí city, and to come from these surveys get the most relevant data. As results we got that all schools have Environmental Education projects showing a certain concern about environmental problems. Some institutions have shown different activities such as planting seedlings on a plot of land near the school. Another significant finding was that in all the schools teachers, students and even family members are involved in the projects. Finally, environmental education projects arouse the student's environmental awareness.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8654
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.