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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8601
Title: | Impacto do custo do frete nas culturas soja e milho na região de Rondonópolis e Sorriso, Mato Grosso |
Other Titles: | Impact of freight cost on soybean and corn crops in the region of Rondonópolis and Sorriso, Mato Grosso |
Authors: | GUARIM, Amanda de Carvalho OLIVEIRA, Igor Henrique Vieira de |
Advisor: | SALVI, José Vitor |
type of document: | Artigo científico |
Keywords: | Milho;Soja;Frete;Custo de operações |
Issue Date: | Dec-2016 |
Publisher: | 259 |
Citation: | GUARIM, Amanda de Carvalho; OLIVEIRA, Igor Henrique Vieira de. Impacto do custo do frete nas culturas soja e milho na região de Rondonópolis e Sorriso, Mato Grosso, 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2016. |
Abstract: | Realizou-se uma análise dos dados abordados no estudo de caso referente ao mercado de commodities, com foco voltado ao milho e a soja e seus respectivos custos logísticos para o escoamento da produção do estado do Mato Grosso. As rotas de estudo foram às cidades de Rondonópolis e Sorriso com destino aos portoslocalizados nas cidades de Santos - SP e Paranaguá- PR, onde ocorre grande fluxo de cargas voltadas para a exportação. O trabalho busca analisar de modo estratégico o melhor período para o escoamento da produção, visando à redução de custos, identificando os possíveis entraves como a utilização do modal rodoviário e suas peculiaridades.Para realização deste estudo, foi utilizado o método de análise proposto por Gameiro e Caixeta-Filho (2001) denominado índice preço frete (IPF),que correlaciona o preço do produto e o preço do fretetendo relação direta com a influência do preço final do produto no mercado, identificando possíveis causas de comportamento das variáveis. Foi possível identificar os períodos de favorabilidade para o escoamento na região de Sorriso para o porto de Paranaguá no fim da 2º safra, na cultura do milho no ano de 2014, entre os meses de setembro a outubro. No ano de 2015 nota-se uma estabilidade do IPF, nas duas culturas para os respectivos itinerários, e o ano de 2016 pode-se identificar um período entre os meses de maio a julho um índice preço frete atrativo para o produtor na operação de escoamento para os respectivos portos, com um índice mais favorável para o produtor de Rondonópolis. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8601 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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