Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8592
Title: Avaliação de alguns indicadores de qualidade de plantio do milho (Zea Mays) em diferentes velocidades de semeadura
Other Titles: Evaluation of some corn (Zea Mays) planting quality indicators at different sowing speeds
Authors: SOUZA, Igor Henrique Santos de
ALVES, Ricardo Joel da Silva
Advisor: TANAKA, Edson Massao
type of document: Artigo científico
Keywords: Milho;Qualidade do processo;Produção agrícola
Issue Date: Jul-2017
Publisher: 259
Citation: SOUZA, Igor Henrique Santos de; ALVES, Ricardo José da Silva. Avaliação de alguns indicadores de qualidade de plantio do milho (Zea Mays) em diferentes velocidades de semeadura, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2017.
Abstract: O Brasil atualmente é o terceiro maior produtor de milho do mundo, produzindo cerca de 70 milhões de toneladas por ano, seguindo atrás do EUA e China. Juntos esses três países representam 65,62 % da produção mundial do grão. Esses países produzem aproximadamente 649,17 milhões de toneladas (CONAB, 2015). No plantio mecanizado de milho, há vários fatores que podem interferir no estande final da cultura, consequentemente, na produtividade e na rentabilidade para o agricultor. E um dos principais fatores de qualidade é de acordo com a velocidade de plantio. O presente trabalho apresenta alguns indicadores de qualidade de plantio do milho (Zea Mays) em diferentes velocidades de semeadura. O Experimento foi realizado com três velocidades diferentes na semeadura, V1= 5 km h-1 , V2= 6 km h-1 e V3 = 7 KM h-1 em cada velocidade foram realizadas 4 repetições, totalizando-se 12, somando 36 parcelas, as parcelas foram compostas por cinco amostras de duas linhas da semeadora de 5 metros cada linha amostrada, totalizando-se 40 linhas de plantio, de tal modo que de acordo com os parâmetros analisados com a velocidade de semeadura. Profundidade real de semeadura, quantidade de sementes por metro linear e produtividade média, foi verificada qual velocidade de plantio proporcionou para o produtor maiores benefícios.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8592
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2017_1_igorhenrique_avaliacaodealgunsindicadoresdequalidade.pdf
  Restricted Access
516.19 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.