Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8529
Title: Ensino híbrido na pandemia: aulas práticas remotas para crianças sobre o uso da água
Other Titles: Blended learning in the pandemic: remote practical classes for children on water use
Authors: BOSCHIERO, Júlia Schweitzer
OLIVEIRA, Victor Gabriel
Advisor: DELBIANCO, Gislaine Barana
DELBIANCO FILHO, Sergio
Other contributor: BOSQUIERO, Matheus Rodrigues
SILVA, Adelita Xavier dos Santos
SOUZA, Edivaldo Luis de
type of document: Monografia
Keywords: Educação ambiental;Educação à distância;Web sites;Química ambiental
Issue Date: 8-Dec-2021
Publisher: 104
Citation: BOSCHIERO, Júlia Schweitzer, OLIVEIRA, Victor Gabriel. Ensino híbrido na pandemia: aulas práticas remotas para criança sobre o uso da água. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Técnico em Química). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Escola Técnica Estadual - ETEC-Trajano Camargo, Limeira.
Abstract: Em março de 2020 as redes de ensino suspenderam as aulas, em combate à pandemia do novo coronavírus chamado de COVID-19, as adaptações ao mundo digital ocorreram nas redes públicas e nas redes particulares de ensino, através da utilização de aplicativos de videoconferência, redes sociais e até mesmo a adaptação para a modalidade de Educação a Distância (EAD) através da criação de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Reaprender a ensinar e reaprender a aprender são os desafios em meio ao isolamento social na educação de nosso país. Motivar os alunos está sendo o grande desafio e a educação ambiental é fundamental em todo contexto escolar, por lei, ela deve estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Entretanto, são notáveis as dificuldades encontradas pelos professores em acatar o assunto de forma interessante e articulada. O presente trabalho relata a criação de um site educativo disposto de conteúdos ambientais gerais e locais relacionados à água, juntamente com propostas de oficinas de experimentos simples que demonstram a presença da química no cotidiano. A literatura científica evidencia que, quanto maior o estímulo dado ao indivíduo, melhor será a retenção do conhecimento sobre meio ambiente e a efetividade das ações sustentáveis. O trabalho foi elogiado e implementado em escolas da rede pública em Limeira-SP. Esperamos auxiliar a formação de cidadãos conscientes ecologicamente, incentivar o gosto dos alunos por química e outras ciências e incentivar também as próximas turmas a continuar o trabalho.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8529
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINO HÍBRIDO NA PANDEMIA.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.