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Title: Modelo de negócio: Canvas de plataforma de vendas online.
Other Titles: Business model: Canvas of online sales platform
Authors: PEREIRA, Juliano Braga
BITTAR, Liene Cunha Viana
type of document: Artigo científico
Keywords: Canvas;Empresa online;Plano de negócios;Relato de experiência
Issue Date: 20-Jan-2021
Citation: PEREIRA, Juliano Braga; BITTAR, Liene Cunha Viana. Modelo de negócio: Canvas de plataforma de vendas online. Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão, v.1 n.4, p.117-131, jan. /jul., 2021. Disponível em: https://revistaedufatec.fatecfranca.edu.br/wp-content/uploads/2021/10/edufatec-n04v1a08.pdf. Acesso em: 16 maio de 2022.
Abstract: O setor calçadista, como toda indústria, frequentemente depara-se com os problemas das sobras do processo produtivo (como pedaços de couro) e do descarte de máquinas e equipamentos, substituídos por mais modernos ou que atendem melhor às necessidades da empresa. Nesse contexto, três sócios criaram uma ferramenta online por meio da qual intermediam a venda de materiais e maquinários obsoletos, descontinuados ou descartados por uma produção, mas que podem ser úteis a outras empresas. Além da questão ambiental, a venda desses produtos pode representar um retorno financeiro adicional. A empresa, entretanto, foi criada de forma intuitiva, sem um projeto anterior – o modelo de negócio foi realizado apenas seis meses depois de sua criação. Assim, este relato de experiência analisa a aplicação da ferramenta Canvas ao negócio, a fim de identificar suas possíveis vantagens. A metodologia utilizada foi bibliográfica, como forma de compreender o modelo de negócio e um estudo de caso, no qual se analisaram os efeitos da aplicação do Canvas à empresa em questão. Em uma empresa que já estava em crescimento, os resultados obtidos pelo Canvas foram além da expectativa, uma vez que possibilitaram identificar vários pontos que poderiam significar “gargalo” mas também outros, oportunidades. A empresa vem utilizando o Quadro do Canvas como diretriz para seu planejamento, desde então.
The footwear sector, such as many industries, faces with the problems of leftovers from the production process (such as pieces of leather) and the disposal of machinery and equipment, replaced by more modern ones or those that better meet the needs of the company. In this context, three partners have created an online tool through which they mediate the sale of obsolete materials and machinery, discontinued or discarded by a production, but which can be useful to other companies. In addition to the environmental issue, the sale of these products can represent an additional financial return. The company, however, was created intuitively, without a previous project - the business plan was carried out just six months after its creation. Thus, this experience report analyses the application of the Canvas tool to the business, in order to identify its possible advantages. The methodology used was bibliographic, as a way of understanding the business plan and a case study, in which the effects of applying Canvas to the company were analysed. In a company that was already growing, the results obtained by Canvas were beyond expectations, since they enabled it to identify several points that could mean “bottleneck” but also other opportunities. The company has been using the Canvas Framework as a guideline for its planning ever since
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8518
ISSN: 2595-5942
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