Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8506
Title: | Impactos da pandemia nas tecnologias usadas para educação |
Authors: | CARDOSO, Christiane |
Advisor: | BORGES, Grace Anne Pontes |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Tecnologia da informação;Educação;Ensino e aprendizagem;Acesso à educação;Pandemias |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | 002 |
Citation: | CARDOSO, Christiane. Impactos da pandemia nas tecnologias usadas para educação, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Abstract: | O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na área da educação é um
desafio para o sistema de ensino brasileiro, para enfrentar esse problema é fundamental
políticas públicas que possibilitem investimentos em recursos tecnológicos, como por
exemplo, adquirir computadores, notebooks e tabletes e fornecer acesso à internet de boa
qualidade. Além da infraestrutura, a formação de professores com competência para usar
as TICs e a assistência aos alunos para ter acesso a essas tecnologias é fundamental para
implementar esse projeto na área da educação. Este trabalho descreve as principais
tecnologias utilizadas na educação antes e durante a pandemia, além de analisar o cenário
da educação brasileira sob a lente do uso da tecnologia. Conclui-se que o uso da tecnologia
é de grande importância para o processo de ensino-aprendizado, melhorando
significativamente o acesso à educação de maneira mais ampla. Entretanto, para que haja
um aprimoramento no ensino é fundamental políticas públicas para fomentar a capacitação
de profissionais da educação, o investimento em infraestrutura nas instituições e a
produção de conteúdo digital. The employment of information and communication technologies in education challenges the Brazilian educational system. Public policies that enable investments in technological resources, such as acquiring computers, notebooks and tablets, and providing good quality internet access are essential to face this problem. In addition to infrastructure, training teachers with competence to use ICTs and assisting students in accessing these technologies is fundamental to implementing this project in education. This manuscript to describe the chief technologies used in education before and during the pandemic. It is concluded that the use of technology is of great importance for the teaching-learning process, improving access to education in a broader way. However, for there to be an improvement in education, public policies are fundamental to foster the training of education professionals, investment in infrastructure in institutions and the production of digital content. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8506 |
Appears in Collections: | Trabalhos de conclusão de curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ads_2021_2_christianecardoso_impactosdapandemianastecnologiasusadasparaeducacao.pdf Restricted Access | 441.82 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.