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Title: Treinamento e desenvolvimento: uma proposta de melhoria no atendimento ao cliente
Other Titles: Treinamento e desenvolvimento: uma proposta de melhoria no atendimento ao cliente
Authors: JOSÉ, Ana Laura Bianchi Yano Scombatti
PEREIRA, Bianca dos Santos
SILVA, Ellen de Souza
MIRANDA, Letícia Ferreira
PEREIRA, Maria Beatriz Oliveira
Advisor: YAMAUCHI, Fernanda
Other contributor: YAMAUCHI, Fernanda
MANOEL, Caroline Penteado
SIRPA, Luiz Antônio
CORBARI, Lícia Sanches
type of document: Monografia
Keywords: Treinamento de pessoal
Issue Date: 21-Nov-2017
Publisher: 136
Citation: JOSÉ, Ana Laura Bianchi Yano Scombatti; PEREIRA, Bianca dos Santos; SILVA, Ellen de Souza; MIRANDA, Letícia Ferreira; PEREIRA, Maria Beatriz Oliveira. Treinamento e desenvolvimento : uma proposta de melhoria no atendimento ao cliente, 2017.Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Recursos humanos) - Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2017.
Abstract: Em um mercado altamente competitivo com preços e produtos muito parecidos, as organizações precisam buscar formas de se diferenciar de seus concorrentes, para que essa diferenciação aconteça é necessário que os colaboradores exerçam suas funções de maneira adequada para produzir resultados positivos. A fim de produzir esses resultados uma das melhores alternativas é que as organizações invistam no treinamento dos colaboradores. Com o intuito de desenvolver e aplicar um programa de treinamento e desenvolvimento voltado ao atendimento ao cliente a pesquisa tem como objetivo identificar as etapas necessárias para a elaboração de um programa de treinamento, motivar e valorizar os colaboradores, treinar e desenvolver os colaboradores em relação ao seu conhecimento, cargo e função na organização. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho de baseia-se em uma pesquisa a bibliográficas, pesquisas de campo, na qual foi realizada a aplicação de questionários com os clientes da empresa, colaborares e a proprietária. Como resultados da pesquisa, foi elaborada uma proposta de treinamento adequada que atenda a necessidade da categoria (varejo) inserida no trabalho. Percebeu-se por meio da apuração das pesquisas realizadas que após a aplicação do treinamento o fluxo de clientes e vendas na loja se elevou, o clima organizacional e relação entre cliente e colaborador se potencializou. A partir dessa perspectiva é possível observar que o treinamento e o desenvolvimento para um bom atendimento ao cliente, é de extrema importância para a gestão das empresas, independente de seu porte.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8319
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