Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8295
Title: Riscos da cerveja tipo pilsen à saúde humana: produção de cerveja pilsen artesanal em comparação com a industrial
Authors: FONSECA, Ana Gabriele dos Santos
RABELO, Maria Eduarda Gil
ALCANTARA, Pedro Ribeiro de
SILVA, Rafael Moura da
Advisor: OLIVEIRA, José Roberto de
type of document: Monografia
Keywords: Cerveja
Issue Date: 2021
Publisher: 229
Citation: FONSECA, Ana Gabriele dos Santos; RABELO, Maria Eduarda Gil; ALCANTARA, Pedro Ribeiro de; SILVA, Rafael Moura da. Riscos da cerveja tipo pilsen à saúde humana: produção de cerveja pilsen artesanal em comparação com a industrial, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Química) – Etec Paulistano, São Paulo, 2021.
Abstract: A cerveja é uma bebida que possui teor alcoólico entre 3% e 8%. E, justamente o etanol ali presente, quando consumido, particularmente em excesso, pode causar efeitos colaterais no organismo, muitas vezes chamados de danos biológicos, afinal, o corpo leva, em média, uma hora, para metabolizar apenas uma lata de cerveja. São diversas as implicações: no cérebro, perda de reflexo e memória, além de sonolência e coma; no fígado: inflamação crônica, hepatite alcoólica e cirrose; nos rins: compromisso do processo de filtragem de substâncias, deixando o corpo intoxicado; no estômago: esofagite e gastrite; no coração: aumento da frequência dos batimentos cardíacos. Cada vez mais essa bebida, dentre outras também classificadas como alcóolicas, vem sendo ingerida em doses maiores, levando a diversos problemas, além dos efeitos no organismo. Os principais são os danos sociais e psicológicos, que podem englobar: desentendimentos, violência, doenças, gravidezes entre os mais jovens etc. Assim, pode-se afirmar que o consumo de álcool passou a ser um enorme obstáculo. Inclusive, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de dois bilhões de pessoas no mundo consomem bebida alcoólica e cerca de 4% de todas as mortes registradas no mundo estão relacionadas ao uso do álcool, uma vez que, moléstias como: gastrite, úlcera, hepatite, cirrose e pancreatite podem estar relacionadas a seu consumo exagerado. Ressaltam-se também os fatores psicológicos, como ansiedade, depressão e alterações e humor. Dessa forma, esse trabalho, através de pesquisas bibliográficas, buscou produzir e estabelecer relações entre as alterações e os riscos à saúde humana que ocorrem na produção das cervejas industrializadas e artesanais, como o fato de que a cerveja industrializada leva apenas 60% de malte e o é completada com outros tipos de cereais, já a artesanal deve conter 100% de malte devido que tradicionalmente seguem a Lei da Pureza Alemã (Reinheitsgebot), além disso os processos industriais aceleram a fermentação e maturação com produtos químicos, pois precisam que a produção seja eficiente e barata, em consideração os processos artesanais respeitam o tempo sem acelerá-lo e tem como preferência não interferir com outros produtos deixando no processo somente a água, o malte, o lúpulo e o fermento, bem como os riscos à saúde humana da ingestão de cerveja pilsen, tanto industrial como artesanal.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8295
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
quimica_2021_1_ana_gabriele_dos_santos_fonseca_riscos_da_cerveja_tipo_pilsen_a_saude_humana.pdf
  Restricted Access
891.89 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.