Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8270
Title: Proposta de introdução de aspectos da gestão sustentável para uma instituição de ensino superior
Other Titles: Proposal to introduce aspects of sustainable management for a higher education institution
Authors: RODRIGUES, Fernanda Apolinário Batista
SOUZA, Pâmela Ferreira de
Advisor: BITTAR, Liene Cunha Viana
Other contributor: BITTAR, Liene Cunha Viana
ISHIKAWA, Sérgio
FERREIRA, Natalie Rodrigues Alves
type of document: Artigo científico
Keywords: Sustentabilidade
Issue Date: 18-Nov-2021
Publisher: 109
Citation: RODRIGUES, Fernanda Apolinário Batista; SOUZA, Pâmela Ferreira de. Proposta de introdução de aspectos da gestão sustentável para uma instituição de ensino superior. 2021. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Gestão da Produção Industrial). Faculdade de Tecnologia " Dr. Thomaz Novelinho”, Franca, 2021.
Abstract: A importância das questões ambientais tem sido cada vez mais evidenciada nestas últimas décadas, pois o agravamento dos problemas ambientais decorrentes da atividade humana sobre o meio está comprometendo as condições de sobrevivência na terra. Diante dessa situação, formas de desenvolvimento sustentável estão sendo pensadas para garantir o futuro das próximas gerações e nesse processo as instituições de ensino têm um papel de extrema relevância. Nesse sentido, esta pesquisa consiste em uma proposta de gestão sustável para uma faculdade localizada no interior do estado de São Paulo. Inicialmente, realizou-se pesquisa bibliográfica a respeito de temas como Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável, Gestão Sustentável, Sistemas de Gestão Ambiental, Educação Ambiental e Gestão Ambiental em instituições de ensino superior. Então, um questionário foi aplicado à Diretoria de Serviços, a fim de identificar aspectos que já estão de acordo com os preceitos da gestão sustentável e aqueles para os quais se poderia sugerir melhorias. Por fim, considerou-se que o desenvolvimento sustentável é uma alternativa não só desejável, mas viável para toda instituição de ensino. Para alcançá-lo, devem, além de cumprir o papel de educação e pesquisa, servir de exemplo a partir de suas práticas de Gestão Ambiental, minimizando seus impactos, ao mesmo tempo em que contribuem com a conscientização da sociedade. A implantação de um SGA não é padrão, pois precisa se adequar às particularidades de cada IES, como localização, espaço físico, quantidade de alunos, política ambiental, recursos financeiros e naturais. Com a análise das respostas e a observação dos espaços da instituição, algumas ações foram propostas, muitas podendo ser implementadas de imediato e outras, por serem ainda ideais, podem ser incluídas no plano de trabalho de próximos dirigentes – a modificação de algumas ações simples, que fazem parte do cotidiano de qualquer instituição, pode ser o início de um pensamento e uma gestão voltados para a sustentabilidade. Em se tratando de uma instituição de ensino, a inserção da sustentabilidade no cotidiano da organização deve ser realizada especialmente pela educação, tanto do público interno quanto do externo.
The importance of environmental issues has been increasingly highlighted in recent decades, as the aggravation of problems arising from human activity on the environment in which they live are compromised as conditions for survival on earth. Faced with new forms of sustainable development, they are being designed and standardized to guarantee the future of future generations, and in this process, HEIs have an extremely supplying role. In this sense, thinking locally, a Case Study at FatecFranca is intended to analyze the sustainable practices practiced in the institution with the objective of suggesting improvements and also the implementation of an EMS. For the case study, bibliographic research was carried out on topics such as Sustainability and Sustainable Development, Sustainable Management, Environmental Management Systems, Environmental Education and Environmental Management in HEIs. After a bibliographical study and interaction on the issue, a questionnaire was prepared and printed by the Director of Services at Fatec-Franca. With an analysis of the responses and observation of the institution's spaces, some actions were proposed, many of which can be implemented immediately and other forms that are still ideal, can serve as a work plan for future directors. but the HEIs may encounter barriers to their implementation, such as the society's misinformation about sustainable practices, the disdain of several HEI collaborators towards the environmental issue and the ignorance of the HEI itself as a potentially polluting agent.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8270
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tg-APRESENTACAO- FerPam.pdf788.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.