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dc.contributor.advisorMONTEIRO, Edison Valentim-
dc.contributor.authorCUCATTI, Lucca Fontaneti-
dc.contributor.otherBERTASSI, Amarildo-
dc.date.accessioned2022-05-05T13:32:47Z-
dc.date.available2022-05-05T13:32:47Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.citationCUCATTI, Lucca Fontaneti. Profissionalização da gestão de empresa familiar, 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8237-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo a análise da profissionalização de empresas familiares, as quais são constituídas pelas dimensões família, propriedade e negócio. Com base nessa visão e por meio de estudos de casos e revisão bibliográfica, o trabalho aponta que a profissionalização se torna uma ferramenta essencial para que as empresas consigam se manter no mercado, como também estejam abertas às mudanças. O trabalho aponta que as empresas familiares apresentam destaque na economiza nacional, como também são responsáveis pela geração de empregos e avanços gerenciais e tecnológicos. Destaca-se, ainda, que a relação da empresa e de seus familiares é o ponto nevrálgico, pelo qual pode-se tornar as organizações bem-sucedidas ou criar fraquezas no ambiente. Logo, os riscos de não se profissionalizar a empresa se tornam altos. Assim, infere-se no artigo que a cultura centralizadora pode ser um dos grandes entraves para que uma empresa se profissionalize e, com isso, deixe de buscar boas práticas, amparadas em critérios técnicos, em todas as fases da organização. E isso pode implicar, inclusive, na continuidade da empresa.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to analyze the professionalization of family businesses, which are constituted by the family, property and business dimensions. Based on this vision and through case studies and bibliographic review, the work points out that professionalization becomes an essential tool for companies to be able to remain in the market, as well as being open to changes. The work points out that family businesses stand out in the national economy, as well as being responsible for job creation and managerial and technological advances. It is also noteworthy that the relationship of the company and its families is the key point, by which organizations can become successful or create weaknesses in the environment. Therefore, the risks of not professionalizing the company become high. Thus, it is inferred in the article that the centralizing culture can be one of the major obstacles for a company to become professional and, with that, stop searching for good practices, supported by technical criteria, in all phases of the organization. And that can even imply the continuity of the company.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectEmpresas familiarespt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleProfissionalização da gestão de empresa familiarpt_BR
dc.title.alternativeProfessionalization of family business managementpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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