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dc.contributor.advisorPEPECE JUNIOR, Antonio Rafael-
dc.contributor.authorVEZZONI, João Fernando-
dc.contributor.authorBASTOS, Daniel Marcos Paulo Silva Souza-
dc.date.accessioned2022-05-04T00:00:06Z-
dc.date.available2022-05-04T00:00:06Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.citationVEZZONI, João Fernando; BASTOS, Daniel Marcos Paulo Silva Souza. Big data como estratégia competitiva. 2019. Trabalho de conclusão de curso. (Curso superior de tecnologia em Gestão Comercial). Faculdade de Tecnologia de Assis, Prof. Dr. José Luiz Guimarães. Assis, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8226-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade estudar o tema Big Data como estratégia competitiva. A produção de dados pela sociedade tem aumentado exponencialmente. Grande parte dos dados são gerados por e-mails, redes sociais como Facebook, Linkedin e Instagram, por milhões de smartphones, e também pela Internet das Coisas. Produzir informações por meio destes dados não é tarefa fácil, entretanto algumas empresas já estão se arriscando no universo do Big Data com a finalidade de entender melhor os seus clientes. A pesquisa bibliográfica desenvolvida buscou entender como as organizações podem tirar proveito e se beneficiar com projetos de Big Data para melhorar suas estratégias, ser mais competitivas e aperfeiçoar suas tomadas de decisão. É importante que as empresas se tornem parte deste universo, fazendo com que os dados façam parte de sua cultura. As empresas que souberem tratar os dados de forma estratégica, serão aquelas que dominarão o mercado no futuro.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to study the Big Data theme as a competitive strategy. The production of data by society has increased exponentially. Much of the data is generated by emails, social networks such as Facebook, Linkedin and Instagram, by millions of smartphones, and also by the Internet of Things. Producing information through this data is not an easy task, however some companies are already taking risks in the Big Data universe in order to better understand their customers. The bibliographic research developed sought to understand how organizations can take advantage and benefit from Big Data projects to improve their strategies, be more competitive and improve their decision making. It is important that companies become part of this universe, making data part of their culture. Companies that know how to handle data strategically will be the ones that will dominate the market in the future.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Comercialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher275pt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.subjectEstratégia organizacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleBig data como estratégia competitivapt_BR
dc.title.alternativeBig data as a competitive strategypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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