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Title: Projeto de ambientação em um espaço para aulas de musica no CIM - Centro de Integração da Criança e adolescentes em Tupã-SP
Other Titles: Ambiance project in a space for music classes at CIM - Integration Center for Children and Adolescents in Tupã-SP
Authors: SARTORI, Elisa do Carmo Lopes
OLIVEIRA, Ellen Priscila Moraes de
BETELLI, Larissa Peres
CAVALCANTE, Priscila Dantas
PESSOA, Rosiléia da Silva
Advisor: TOMAZ, Mara Regina Arenhardt
type of document: Monografia
Keywords: Musical;Sustentabilidade
Issue Date: 27-Jun-2017
Publisher: 136
Citation: SARTORI, Elisa do Carmo Lopes; OLIVEIRA, Ellen Priscila Moraes de; BETELLI, Larissa Peres; CAVALCANTE, Priscila Dantas; PESSÔA, Rosiléia da Silva. Projeto de ambientação em um espaço para aulas de musica no CIM -- Centro de Integração da Criança e Adolescentes em Tupã-SP, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Design de Interiores) - Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2017.
Abstract: Introdução: O CIM – Centro de Integração da Criança e Adolescente é uma entidade preocupada em formar cidadãos que desenvolvam suas habilidades artísticas, físicas e emocionais, localizada na cidade de Tupã/SP. Nela são assistidas diariamente cerca de 130 crianças em períodos alternados; contam com projetos educacionais em várias áreas. Ali existem salas destinadas para diferentes atividades, como a brinquedoteca, biblioteca, sala de música, videoteca, sala de informática, sala de jogos, entre outras e estão distribuídas em alguns barracões, construídos em alvenaria e cobertos com telhas cerâmicas. Dentre os projetos ali desenvolvidos, há o Projeto de Educação Musical, onde a fanfarra, o violão e o coral são utilizados para a educação escolar, social e moral. A sala de aula, onde as crianças aprendem a parte teórica, está necessitando de adequação, bem como uma melhoria do aspecto geral deste ambiente; a entidade não tem muita disponibilidade financeira para investir em reformas. Objetivo: Nosso principal objetivo é deixar o espaço mais atraente, tornando-o mais alegre. Neste projeto usaremos o princípio da sustentabilidade, buscando reutilizar materiais na composição do espaço, na construção dos móveis e de instrumentos que farão parte da nossa proposta. Metodologia/Desenvolvimento: Para definição do tema e das particularidades do projeto, realizamos pesquisa bibliográfica, com alguns fichamentos que consideramos importantes. Escolhido o tema, fizemos visita in loco, levantamento fotográfico e das dimensões, das necessidades e dos problemas existentes, através de entrevistas com o Professor do projeto, bem como com a Diretora, Assistente Social e Psicóloga da entidade. Passamos então para a fase de estudo das possibilidades que viessem a sanar as necessidades levantadas em que propusemos a utilização de armários, mesas, bancos e prateleiras com uso de materiais sustentáveis, aproveitando o que já existia, deixando o espaço funcional, mais alegre e atraente, com a utilização de uma palheta de cores vivas na pintura nos móveis (carretéis, caixotes, bancos, prateleiras e armário de aço), pintura no piso e confecção de painéis temáticos, pintados nas paredes, com a reutilização de alguns instrumentos danificados e sem possibilidade de reparos, elaborar alguns lustres no teto. Resultados: Temos certeza que nossa proposta foi bem sucedida, apresentando soluções práticas, eficientes e modernas para a otimização do espaço, desenvolvendo um projeto de design contemporâneo, sustentável, 4 econômico e de um resultado estético atraente, colorido e dinâmico. Afinal, acreditamos que uma sala de aula, não precisa necessariamente ser um ambiente austero e que o público que ali realiza suas atividades pode sim, ter um ambiente que sugere criatividade, emoção e descontração, sem necessariamente, provocar distrações.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8191
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