Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8177
Title: Big data e data science e sua importância na tomada de decisões no âmbito empresarial
Other Titles: Big data and data science and their importance in business decision making
Authors: SILVA, Victor Kooller Ferreira Alves da
VITORIANO, Kaique da Silva Campos
Advisor: MELO JÚNIOR, Tadeu Artur de
Other contributor: MELO JÚNIOR, Tadeu Artur de
CARLONI, Alessandro Ramos
type of document: Monografia
Keywords: Big data;Mineração de dados;Machine learning
Issue Date: 29-Oct-2021
Publisher: 109
Citation: SILVA, Victor kooller Ferreira Alves da; VITORIANO, kaique da Silva Campos. Big data e data science e sua importância na tomada de decisões no âmbito empresarial. 2021. Trabalho de Graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da produção Industrial). Faculdade de tecnologia " Dr. Thomaz Novelinho”, Franca, 2021.
Abstract: Este trabalho aborda os conceitos de gestão de dados nas empresas, em específico o Big Data e Data Science, a utilização e as funcionalidades das ferramentas citadas levando em consideração que a sociedade moderna está inserida na atual Era da Informação, que corresponde as transformações promovidas pela internet e digitalização de dados ocorridas nas últimas décadas. A partir da 3ª. Revolução Industrial, houve grande crescimento na geração de conhecimento/ informação/dados, tanto em volume, quanto em geração. Um dos aspectos mais relevantes relacionados a este processo são as dificuldades para armazenamento e tratamento dos dados, qualitativos ou quantitativos. A preparação empresarial para este novo panorama é de extrema importância, pois permitirá que o Big Data seja aplicado como pilar de apoio nas decisões, podendo auxiliar nos processos de gestão, melhorando diversos aspectos, tais como: desempenho e marketing, trazendo métodos competitivos para atuação no mercado. O objetivo é mostrar a importância do Big Data e da análise de dados para as empresas. Para se destacar e manter a competitividade no mercado atualmente, bem como trazer a importância desse tipo de gerenciamento de informações na base de tomada de decisões e auxílio na gestão empresarial é necessário que se tenha uma análise de dados assertiva e direcionada para seu negócio. Os recursos usados para a elaboração deste foram referências literários, iconográficos aliados a estudos. Por meio destas pesquisas observou se a importância de as indústrias utilizarem corretamente as ferramentas Big Data é Data Science para se tornarem mais competitivas. O estudo de caso da marca Zara demonstra que o bom uso destas ferramentas agregadas ao conceito do fast fashion traz os resultados esperados
This work addresses the concepts of data management in companies, specifically Big Data and Data Science, the use and functionalities of the tools mentioned, taking into account that modern society is inserted in the current Information Age, which corresponds to the transformations promoted by the internet and data digitization occurred in the last decades. From the 3rd. Industrial Revolution, there was great growth in the generation of knowledge/information/data, both in volume and in the possibility of generation. One of the most relevant aspects in relation to this process is the difficulty in storing and processing data, either qualitative or quantitative. Business preparation for this new scenario is extremely important, as it will allow Big Data to be applied as a support point in decisions, and can assist in management processes, improving various aspects, such as: performance and marketing, bringing competitive methods to action in the market. The objective is to show the importance of Big Data and data analysis for companies, it is to show why currently to stand out and remain competitive within the market, as well as to bring the importance of this type of information management in the base of making decisions and assistance in business management it’s necessary to have an assertive data analysis directed to your business. The resources used for the elaboration of this were literary references, iconographic allied to studies. Through these surveys, it was observed whether the importance of industries correctly using Big Data tools is Data Science to become more competitive. The case study of the Zara brand demonstrates that the good use of these tools brings the expected results.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8177
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TG Victor Versão Final pos Correcoes.pdf
  Restricted Access
906.96 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.