Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8147
Title: Importância do PGRSS - programa de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde - no manuseio e descarte de perfurocortantes.
Authors: SILVA, Brenda Ferreira da
SILVA, Luiza Lopes da
ARAÚJO, Felipe Queiroz de
REGIS, Marcio da Silva
BRITO, Pamela Almeida
MENDES, Paulo Adamastor
SANCHEZ, Ricardo Santos
Advisor: LOPES, Maria José Fávero
type of document: Monografia
Keywords: Eliminação de resíduos urbanos;Resíduos hospitalares
Issue Date: Dec-2014
Publisher: 199
Citation: SILVA, Brenda Ferreira da. SILVA, Luiza Lopes da. ARAÚJO, Felipe Queiroz de. REGIS, Marcio da Silva. BRITO, Pamela Almeida. MENDES, Paulo Adamastor. SANCHEZ, Ricardo Santos. Importância do PGRSS - programa de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde - no manuseio e descarte de perfurocortantes, 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes, São Paulo, 2014
Abstract: A maneira mais eficaz de prevenir acidentes com resíduos em estabelecimentos de saúde é através do correto gerenciamento dos mesmos. Esse gerenciamento se da através de normas e legislações como a RDC 306 da ANVISA, e a Resolução 358 do CONAMA, que dão diretrizes mínimas para implantação do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Tendo visto este trabalho apresenta como objetivo geral enfatizar e apresentar, por meio de pesquisas literárias, a importância do programa de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde no manuseio e descarte no ambiente hospitalar. Quanto à metodologia, tratou-se avaliar através de pesquisas quantitativas, o conhecimento sobre o PGRSS dentro da equipe de enfermagem de um hospital referencia em traumatologia da Zona Norte de São Paulo, onde 29 indivíduos foram entrevistados, sendo 13 enfermeiros, 10 técnicos em enfermagem e 6 auxiliares. Os resultados foram interpretados e com os mesmos foram elaborados gráficos e porcentagens de acordo com as respostas dos entrevistados.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8147
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
seg_2014_2_brendaferreira_importânciadopgrss.pdf
  Restricted Access
919.4 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.