Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8132
Title: Dimensionamento de equipamentos para produção e tratamento de biogás gerado a partir de RSU: estudo de caso para condomínio residencial em Campinas.
Authors: SOUZA, Lucas Monteiro Galotti de
Advisor: FOLTIN, Juliana Pedrilho
type of document: Monografia
Keywords: Biogás;Enxofre
Issue Date: 28-Jul-2021
Publisher: 276
Citation: SOUZA, Lucas Monteiro Galotti. Dimensionamento de equipamentos para produção e tratamento de biogás gerado a partir de RSU - estudo de caso para condomínio residencial em Campinas. 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos), Campinas, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos), Campinas, 2021.
Abstract: O biogás é uma fonte de energia que pode ser obtida de material orgânico. Resíduos sólidos urbanos (RSU) são um tipo de material que pode ser aproveitado para a produção de biogás. Áreas de concentração humana, como condomínios, são adequadas para promover esse aproveitamento, pois há geração de RSU em grande quantidade. Para a produção de biogás, é necessária a construção de uma planta, composta por um biodigestor e por um sistema de tratamento do gás bruto. Neste trabalho, foi proposta a construção de uma planta de biogás em um condomínio residencial em Campinas, com mais de mil moradores e geração de mais de 1 tonelada de RSU por dia. Através do dimensionamento da planta, calculou-se a produção de biogás diária de 163,2 m3 . Caso aproveitado para geração de energia elétrica, esse volume poderia gerar uma potência de 10 kW. As dimensões calculadas para o biodigestor foram de 2,05 m de raio e 4,09 m de altura. Para o sistema de tratamento do biogás, foi adotada uma coluna de absorção para remoção do gás sulfídrico, acoplada a um reator de algas e um decantador de enxofre, reduzindo sua concentração de 5000 ppm para 10 ppm. Para atingir tal eficácia, são necessários 184,48 L de água por dia e 3,39 kg de hidróxido de sódio. A coluna deve operar com uma vazão de 128 mL por minuto. O sistema de tratamento do biogás ainda permite a recuperação de 1,2 kg de enxofre por dia, que pode ser aproveitado como fertilizante. Palavras-chave: biogás; RSU; enxofre; biodigestor; absorção.
Biogas is an energy source that can be obtained from organic material. Municipal solid waste (MSW) is a type of material that can be used for the production of biogas. Areas of human concentration, such as condominiums, are suitable for promoting this use, as there is a large amount of MSW generated. For the production of biogas, it is necessary to build a plant, consisting of a biodigester and a raw gas treatment system. In this work, the construction of a biogas plant in a residential condominium in Campinas was proposed, where more than a thousand residents generate more than 1 ton of MSW per day. Through the plant sizing, the daily biogas production of 163.2 m3 was calculated. If used for electricity generation, this volume could generate a power of 10 kW. The dimensions calculated for the biodigester were 2.05 m in radius and 4.09 m in height. For the biogas treatment system, an absorption column was adopted to remove the hydrogen sulphide, coupled to an algae reactor and a sulfur decanter, reducing its concentration from 5000 ppm to 10 ppm. To achieve such effectiveness, 184.48 L of water per day and 3.39 kg of sodium hydroxide are needed. The column must operate at a flow rate of 128 mL per minute. The biogas treatment system also allows for the recovery of 1.2 kg of sulfur per day, which can be used as fertilizer. Keywords: biogas; MSW; sulfur; biodigester; absorption.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8132
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.