Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7989
Title: A educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: projeto plante uma árvore
Authors: BUENO, Marileni Terezinha Troca
Advisor: RINK, Juliana
type of document: Monografia
Keywords: Educação ambiental;Plantio
Issue Date: 2015
Publisher: 114
Citation: BUENO, Marileni Terezinha Troca. A educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: projeto plante uma árvore. 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2015.
Abstract: Com a crescente degradação do meio ambiente no século XX, o mundo passou a se questionar como solucionar esse problema. Um dos meios propostos para isso foi a Educação Ambiental, a mesma possui um caráter transformador e holístico, onde todos podem ser agentes de transformação. No Brasil, o ensino da EA é de caráter obrigatório, sendo previsto em Lei. Desde cedo, é importante que o cidadão tenha contato com a questão ambiental, e seja ciente de como pode atuar em sua realidade socioambiental local. O principal objetivo deste trabalho foi desenvolver um projeto de EA com os alunos do 5° ano A da EM Paulo Freire, localizada em Francisco Morato, SP. A escolha da cidade para o desenvolvimento do projeto deu-se pela degradação ambiental evidente, já a escola foi escolhida por já possuir programas de EA, facilitando a aplicação do projeto. Este projeto foi dividido em duas etapas, levantamento bibliográfico e a aplicação do mesmo. Como resultado foi possível perceber o grande interesse por parte dos alunos, professora e diretora durante o desenvolvimento do projeto, porém a escola precisa intensificar suas ações nos projetos de EA, para que os mesmos sejam mais duradouros e proveitosos para alunos e professores.
With the increasing degradation of the environment in the XX century, the world questioned how to solve this problem. One of the means proposed for this was the Environmental Education, it has a transformer and holistic character, where everyone can be agents of change. In Brazil, the teaching of Environmental Education is mandatory and provided by law. Since early age, it is important that citizens have contact with environmental issues, and be aware of how to act in your local environmental reality. The aim of this study was to develop an Environmental Education project with students of the 5th year A of the EM Paulo Freire, located in Francisco Morato, SP. The choice of the city for this was due to the obvious environmental degradation, since the school was chosen by already has programs in Environmental Education and this facilitated the implementation of the project. This project was divided into two stages, literature and the application of it. As a result it was revealed the great interest by the students, teacher and director during the project development, but the school needs to intensify its actions in Environmental Education projects, so that could be more durable and useful for students and teachers
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7989
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.