Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7929
Title: Levantamento de georeferenciado da população de nematoides na cultura do cafeeiro, através da metodologia de amostragem por célula
Authors: MACHADO, Alexandre Martello
SILVA, Cristhian Carvalho
Advisor: OTOBONI, Carlos Eduardo de Mendonça
type of document: Artigo científico
Keywords: Nematoides parasitos de plantas;Cafeicultura
Issue Date: Dec-2018
Publisher: 259
Citation: MACHADO, Alexandre Martello; SILVA, Cristhian Carvalho da. Levantamento geo-referenciado da população de nematoides na cultura do cafeeiro, através da metodologia de amostragem por célula, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Big Data no Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2018.
Abstract: Os nematoides são organismos que tem a capacidade de sobreviver em mares e oceanos e podem viver na película de água do solo. São vermes que se alimentam de bactérias, fungos, algas e também podem ser parasitas de plantas (fitoparasitas). Estes vermes vêm atacando bruscamente as culturas no Brasil tais como, milho, soja, algodão, café entre outras. Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento populacional de nematoides encontrados na cultura do café cultivado na FSNT, buscando a análise espacial dos nematoides na área, através de amostragem em quadrantes e mapas construídos com o software Qgis. Os resultados indicaram a ocorrência dos seguintes nematoides: Meloidogyne, Rotylenchulus sp., Mesocriconema sp. Os mapas obtidos com a ocorrência dos nematoides mostraram que eles se apresentam localizados em determinadas partes da área de café da FSNT.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7929
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.