Please use this identifier to cite or link to this item: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7910
Title: A evolução do aço utilizado na lataria do Volkswagen Gol.
Other Titles: The evolution of the steel used in the bodywork of the Volkswagen Gol.
Authors: BARBOSA, Diógenes
SILVA, Gabriel Henrique da
HAITMAN, Gabriel Parolin
MARTINS, Jairo
metadata.dc.contributor.advisor: SANTOS, José Edenil Gomes dos
metadata.dc.contributor.other: MARCOLINO, Flávio Henrique
AMBROSECCHIA, João Rafael Aparecido
MONTEIRO, João Augusto
metadata.dc.type: Monografia
Keywords: Aço;Veículos automotores (desenvolvimento);Evolução tecnológica
Issue Date: 2021
Publisher: 104
Citation: BARBOSA, Diógenes, SILVA, Gabriel Henrique da, HAITMAN, Gabriel Parolin, MARTINS, Jairo. A evolução do aço utilizado na lataria do Volkswagen Gol. 2021. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Metalurgia) - Escola Técnica ETEC Trajano Camargo, Limeira.2021
Abstract: O trabalho de conclusão de curso de Metalurgia foi elaborado através de estudos, pesquisas e testes; com o objetivo de demonstrar a evolução do metal na lataria do Volkswagen Gol da década de 80 com o Volkswagen Gol da atualidade, sendo assim escolhemos o Volkswagen Gol, pois foi um dos carros que marcou e marca até os dias atuais pela sua história e pelo sucesso de vendas, onde foi por muitos anos o automóvel mais vendido no Brasil, com o objetivo desde o começo de entrar no lugar do Volkswagen Fusca, tendo desde 1980 até os dias atuais a sua fabricação mudando apenas a geração. Antigamente as latarias eram feitas de chapa de aço, proporcionando uma rigidez maior em acidentes, porém sendo fatais pelo fato de não ter uma absorção dos impactos no momento dos acidentes. Sendo assim com o passar dos anos, avançando as tecnologias, hoje os automóveis são feitos com a lataria em alumínio, sendo o mais apropriado para absorção dos impactos nos acidentes, resultando assim que os passageiros do interior dos veículos sejam afetados o mínimo e recebam o mínimo possível do impacto, evitando maiores índices de mortalidade no trânsito, porém vale ressaltar que além das latarias dos veículos serem feitas de alumínio nos dias de hoje, também há processos químicos na pintura dos veículos dificultando assim a corrosão do metal e dando uma certa rigidez no metal.
The Metallurgy course conclusion work was elaborated through studies, research and tests; in order to demonstrate the evolution of metal in the Volkswagen Gol bodywork of the 1980s with the Volkswagen Gol of today; so we chose the Volkswagen Gol, as it was one of the cars that has marked and branded up to the present day for its history and sales success, where it was for many years the best-selling car in Brazil, with the goal from the beginning to enter the Volkswagen Beetle, having been manufactured since 1980 until today, changing only the generation. In the past, bodywork was made of steel sheet, providing greater rigidity in accidents, but being fatal due to the fact that it does not have an absorption of impacts at the time of accidents. Thus, with the passing of the years, advancing technologies, today automobiles are made with aluminum bodywork, being the most appropriate for absorbing the impacts of accidents, thus resulting in the passengers inside the vehicles being affected as little as possible and receiving the possible impact, avoiding higher traffic mortality rates. However, it is noteworthy that in addition to vehicle bodies being made of aluminum nowadays, there are also chemical processes in vehicle painting, thus making metal corrosion difficult and giving a certain stiffness to the metal.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7910
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
metalurgia_2021_2_diogenesbarbosa_evolucaodoaco.pdf.pdf5.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.