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dc.contributor.advisorHATANO, Nicoli Carolini de Lázari-
dc.contributor.authorQUEIRÓZ, Izabel Aparecida-
dc.contributor.authorCARDOSO, Jaqueline dos Santos-
dc.contributor.authorCABRERA, Mateus Pimentel de Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Raquel Martins da-
dc.contributor.authorSOUZA, Tainá da Costa-
dc.date.accessioned2022-04-14T16:59:20Z-
dc.date.available2022-04-14T16:59:20Z-
dc.date.issued2018-11-19-
dc.identifier.citationQUEIRÓZ, Izabel Aparecida; CARDOSO, Jaqueline dos Santos; CABRERA, Mateus Pimentel de Lima; SILVA, Raquel Martins da; SOUZA, Tainá da Costa. Responsabilidade social, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Recursos Humanos) - Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7817-
dc.description.abstractIntrodução: O antigo modelo econômico adotado desde a revolução industrial, voltado apenas à geração de lucros e que deixava as preocupações sociais e ambientais em segundo plano, vem sofrendo fortes críticas. O cenário atual procura um modelo de crescimento que considere a sustentabilidade e que permita um desenvolvimento social. As organizações devem assumir uma posição mais ética e responsável para acompanhar a tendência do mercado. Objetivos: O objetivo deste trabalho consiste em analisar a importância da responsabilidade social para as empresas. Especificamente, busca-se expor os indicadores de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) apontados pelo Instituto Ethos, que permitem diagnosticar a situação da empresa em relação ao tema; descrever ações que estão sendo tomadas pelas empresas na área socioambiental e; ressaltar a importância dos parâmetros da responsabilidade social, referentes à comunidade, ao público interno e ao meio ambiente. Metodologia: Buscou-se na literatura a evolução e o conceito de RSE. Foram utilizados indicadores do Instituto Ethos, agente comprometido em incentivar a cultura da responsabilidade social nas empresas. Foi realizada uma pesquisa de campo por meio de estudo de casos múltiplos, compreendendo três organizações (A, B e C) de diferentes setores. Utilizou-se uma das ferramentas do Google Docs para a aplicação dos questionários nos responsáveis pelas organizações. Resultados: Em relação à comunidade, a maior parte das ações de RSE é direcionada às crianças e adolescentes, e à educação. As doações são ações mais recorrentes do que ações de trabalho voluntário dos funcionários e a possibilidade de ceder o espaço da empresa. A comunidade e organizações públicas são os principais agentes afetados pelas ações de RSE. As três empresas demonstraram praticar ações sociais constantes. Isso permite verificar que a cultura da responsabilidade social está estabelecida nas estratégias da organização. Em relação ao público interno, as empresas têm programas destinados à contratação de deficientes físicos, idosos ou jovens aprendizes, e oferecem alguns benefícios aos colaboradores. Por fim, em relação ao meio ambiente, as empresas buscam incentivar a preservação ambiental e duas se preocupam em adquirir produtos ambientalmente certificados. Entre os motivos que justificam essas ações, destacam-se a colaboração com a sociedade e o sentimento de dever. Considerações Finais: A RSE gera benefícios para a comunidade, público interno, meio ambiente e para a própria organização, pois contribuiu para a imagem e relação com parceiros. Por meio deste trabalho, espera-se alcançar outras organizações para que considerem, além dos lucros, uma melhor qualidade de vida para os colaboradores e comunidade, e a preservação ambiental.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Recursos Humanospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher136pt_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleResponsabilidade socialpt_BR
dc.title.alternativeSocial responsabilitypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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