Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7747
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFRACARO, Antonio Augusto-
dc.contributor.authorSOUZA, Fernando Caio Correa de-
dc.contributor.authorSILVA, Willian Inácio da-
dc.date.accessioned2022-04-13T17:32:29Z-
dc.date.available2022-04-13T17:32:29Z-
dc.date.issued2021-12-04-
dc.identifier.citationSOUZA, F. C. C.; SILVA, W. I.; FRACARO, A. A. Perda de grãos pelo modal rodoviário na região centro-oeste brasileiro. 2021. Artigo de Graduação (Tecnologia em Agronegócio) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2021. Artigo apresentado no V Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2021, Jales-SP.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7747-
dc.descriptionArtigo apresentado no V Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2021, Jales-SP.pt_BR
dc.description.abstractHoje, o setor do agronegócio brasileiro é responsável por uma maximização do PIB nacional, pela geração de emprego e de renda. O estudo buscou, por meio da pesquisa bibliográfica exploratória qualitativa, desenvolver o tema com o objetivo central de abordar e expor na descritiva, as perdas de grãos oriundas da infraestrutura do modal rodoviário da região Centro- Oeste brasileiro, sendo esse o mais utilizado pela cadeia produtiva de grãos da região. Por meio da pesquisa documental aplicada, que visa apontar os fins da pesquisa exploratória, utilizou-se da compilação literária de estudos científicos credenciados, com base em revistas, artigos online das plataformas da Scielo, Repositórios, Anais, entre outros. A pesquisa subdivide-se em tópicos, com a abordagem sucinta da história do transporte, sua infraestrutura e as bases do modal rodoviário da região Centro-Oeste e sua importância na Cadeia Produtiva de Grãos, as decorrentes perdas no processo de escoamento do produto, que ocasiona ao produtor prejuízos na produção graneleira, que necessita de um modal de transporte de custo unitário baixo e de grande capacidade, sem considerar outros fatores e atributos da produção, verificando-se que no Brasil, os modais de transportes de carga precisam de maiores investimentos, pois esses (rodoviário, ferroviário, aquaviário, dutoviário e aéreo) na somatória apresentam na logística investimentos acanhados que afetam a cadeia de produção, principalmente, no modal rodoviário com frotas obsoletas, rodovias em mau estado de conservação, elevado preço dos fretes, entre outros, contribuindo para o desestímulo na produção e perda da clientela devido aos elevados custos do transporte agregados aos produtos.pt_BR
dc.description.abstractNowadays, the Brazilian agribusiness sector is responsible for maximizing the national GDP, generating employment and income. The study aimed to develop the theme through exploratory qualitative bibliographic research, with the main objective of approaching and exposing in descriptive terms the losses of grains, arising from the road modal infrastructure in the Brazilian Midwest region, which is the most used by the production chain of grain in the region. Through documentary applied research that aims to point out the purposes of exploratory research, it was used the literary compilation of accredited scientific studies, based on magazines, online articles from the platforms of Scielo, Repositories, Annals, among others. The research is divided into topics, with a succinct approach to the history of transport, its infrastructure and the bases of the road modal in the Midwest region and its importance in the Grain Production Chain, the resulting losses in the product flow process, which causes losses to the producer in bulk production, which needs a transport mode of low unit cost and large capacity, without considering other factors and attributes of production, noting that in Brazil, cargo transport modes need greater investments, because these (road, railway, waterway, pipeline and air) in the sum, they present in logistics, small investments that affect the production chain, mainly in the road modal with outdated fleets, roads in poor condition, high freight prices, among others, contributing to the lack of stimulation in production and loss of customers due to the high transport costs added to the products.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Agronegóciopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher171pt_BR
dc.subjectTransporte rodoviáriopt_BR
dc.subjectGrãospt_BR
dc.subject.otherRecursos Naturaispt_BR
dc.titlePerda de grãos pelo modal rodoviário na região centro-oeste brasileiropt_BR
dc.title.alternativeLoss of grain through road modal in the midwest Brazilian Regionpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
agronegocio_2021_2_fernando_caio_correa_de_souza_perda_de_graos_pelo_modal_rodoviario_na_regiao.pdf
  Restricted Access
53.96 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.