Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7717
Title: Utilização do software adulanço 3.1 para determinação do coeficiente de variação no uso de pontas de pulverização em série
Authors: GARCIA, Carlos Guilherme
Advisor: LEITE, Susi Meire Maximino
type of document: Artigo científico
Keywords: Pulverizadores
Issue Date: Dec-2015
Publisher: 259
Citation: GARCIA, Carlos Guilherme. Utilização do software adulanço 3.1 para determinação do coeficiente de variação no uso de pontas de pulverização em série, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2015.
Abstract: As pontas de pulverização são fundamentais na realização do controle de agentes de dano, pois possuem características que podem auxiliar na efetividade do produto aplicado. Elas determinam o formato do jato produzido e a vazão nominal, que são as características básicas determinantes do padrão de distribuição. Devido a importância destes fatores na pulverização, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a aplicabilidade do programa computacional Adulanço na determinação do coeficiente de variação de diferentes pontas de pulverização. Para realização das coletas de uniformidade de distribuição foram selecionadas 5 pontas de cada modelo, sendo elas da mesma vazão. Os dados da distribuição das pontas individuais foram inseridos no software Adulanço, para determinação do coeficiente de variação em diferentes espaçamentos sugeridos pelo programa. Como forma de verificação do coeficiente de variação gerado pelo software, utilizou-se uma mesa de distribuição na qual foi realizada a coleta de 5 pontas posicionadas em série na barra de pulverização. Observou-se que o valores de coeficiente de variação simulados pelo software Adulanço não foram estatisticamente diferentes dos encontrados em mesa de distribuição volumétrica, demonstrando que a simulação do coeficiente de variação de pontas de pulverização em série pode ser estimado por programas computacionais.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7717
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2015_2_carlosguilherme_utilizacaodosoftwareadulanco.pdf
  Restricted Access
573.1 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.