Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7678
Title: Identificação e caracterização de soluções tecnológicas aplicadas ao home office no contexto da pandemia de covid-19
Authors: LIMA, Ana Paula de
Advisor: CAMPOS, Fernando Marco Perez
PLOTZE, Rodrigo de Oliveira
type of document: Artigo científico
Keywords: Pandemias;Covid-19;Tecnologia da informação
Issue Date: 17-Nov-2021
Publisher: 284
Citation: LIMA, Ana Paula de. Identificação e caracterização de soluções tecnológicas aplicadas ao home office no contexto da pandemia de covid-19. 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios e Inovação) – Faculdade de Tecnologia de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2021.
Abstract: A pandemia do Covid-19 fez com que empresas se reinventassem para se manterem produzindo, sendo que muitas tiveram a necessidade de cortar custos, investimentos, funcionários e até mesmo o corte do espaço físico, utilizando então a Internet como meio de comunicação entre os seus clientes e fornecedores. A Tecnologia da Informação apresenta diferentes soluções para o contexto do home office e é a principal responsável pela continuidade dos negócios em diversas áreas durante a crise atual. Antes mesmo da pandemia, algumas empresas já sinalizavam um direcionamento ao home office para redução de custos e ações voltadas à sustentabilidade ambiental como, por exemplo, a diminuição da mobilidade de seus colaboradores. Dessa forma, quando houve a necessidade de apoio tecnológico para dar suporte às empresas durante o isolamento social, muitas dessas tecnologias já estavam prontas e foram adaptadas ao novo contexto de trabalho. O presente trabalho tem por objetivo identificar as ferramentas tecnológicas utilizadas pelas empresas em home office durante a pandemia e caracterizar suas funções e aplicações. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo como referência os dados sobre tecnologias para suporte às empresas, sendo coletadas as informações disponibilizadas nos sites dos fabricantes. Após a coleta, seleção e análise do material localizado, espera-se como resultado a divulgação de um conjunto de informações relevantes às escolhas de tecnologias para o uso no contexto do home office, além de uma base para o desenvolvimento de tecnologias complementares para dar suporte às empresas que desejam implantar o home office tanto no contexto emergencial quanto na busca por redução de custos e preocupação com a sustentabilidade ambiental.
Description: Artigo apresentado no 22º CONIC - Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa - Unaerp - Ribeirão Preto/SP.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7678
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.