Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7648
Title: Fatores da gestão da qualidade que na percepção dos clientes, diferenciam os supermercados da região central de São Sebastião
Authors: CARVALHO, Bruno Santos de
ARAUJO, Tiago Santos Venancio de
Advisor: CELESTINO, Orlando José de Souza
Other contributor: CELESTINO, Orlando José de Souza
PANDOLFI, Adriano Scala
RIBEIRO, Francisco Orlando Oliveira
type of document: Monografia
Keywords: Gestão da qualidade;Comportamento do consumidor
Issue Date: 15-Dec-2016
Publisher: 189
Citation: CARVALHO, Bruno Santos de; ARAUJO, Tiago Santos Venancio de. Fatores da gestão da qualidade que na percepção dos clientes, diferenciam os supermercados da região central de São Sebastião. Orientador: Orlando José de Souza Celestino. 2016. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de São Sebastião, São Sebastião, 2016.
Abstract: A Gestão da Qualidade está cada dia mais presente na realidade das organizações, os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes, porém muitas vezes, prezam por fatores diferentes de qualidade. A gestão destes fatores da qualidade hoje, faz parte dos fatores críticos de sucesso das empresas, no varejo não é diferente, porém em alguns casos com nichos de mercado distintos. A pesquisa que segue tem por justificativa compreender os fatores da qualidade que na percepção dos clientes, diferenciam os supermercados da região central de São Sebastião, destacando conceitos abordados da Gestão da Qualidade. Este estudo teve como objetivo principal demonstrar se os fatores da qualidade nos supermercados centrais de São Sebastião de fato influenciam na escolha do consumidor. A metodologia utilizada nessa pesquisa se constitui de pesquisa bibliográfica, qualitativa, descritiva, composta por técnicas de pesquisa de campo, amostragem e formulário aplicado. Após a análise dos dados obtidos pelo formulário aplicado, constatou se que o resultado dessa pesquisa permite compreender quais fatores da qualidade os clientes dos supermercados da região central de São Sebastião prezam, sendo fatores e critérios distintos uns dos outros. Palavras-chave: Consumidores. Fatores da qualidade. Gestão da Qualidade. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.) The quality management is increasingly present in the reality of organizations, consumers have become increasingly demanding, but often choose a different quality factors. The management of these aspects of quality today is one of the critical success factors of business, retail is no different, but in some cases with different market niches. The research that follows aims to understand the factors of quality as perceived by customers, differentiate supermarkets in central San Sebastian, highlighting addressed concepts of Quality Management. This study aimed to demonstrate that the quality in the central supermarket are fact Sebastian factors influence the consumer's choice. The methodology used in this study, is composed of literature, qualitative, descriptive, consisting of field research techniques, sampling and applied form. After analyzing the data obtained by the applied form, it found that the result of this research allows us to understand which quality factors that the customers of supermarkets in the central São Sebastião prize, and factors and criteria different from each other. Keywords: Consumers. Quality factors. Quality management. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7648
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GESTAO_EMPRESARIAL__2016_Bruno_Santos_de_Carvalho_Fatores_da_gestão_da_qualidade.pdf
  Restricted Access
1.04 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.