Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/741
Title: Aplicação da gestão da qualidade na cadeia produtiva de uma tecelagem visando a redução de perdas
Other Titles: Application of quality management in the production chain of a weaving plant in order to reduce losses
Authors: MORGADO, Júlio César
Advisor: SCHLUTER, Mauro Roberto
type of document: Artigo científico
Keywords: Qualidade;Administração da produção
Issue Date: 27-May-2017
Publisher: 004
Citation: MORGADO, Julio Cesar. Aplicação da gestão da qualidade na cadeia produtiva de uma tecelagem visando a redução de perdas, 2017. Artigo de graduação (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2017. Trabalho apresentado no VIII Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza - FatecLog Zona Leste, 2017
Abstract: No mundo dos negócios, está cada vez mais difícil manter sua colocação no mercado, principalmente no setor têxtil, onde a concorrência existe entre produtos nacionais e importados. Muitas vezes, essa competitividade é desleal, considerando que em algumas situações o valor pago em um produto importado é menor do que os fabricados dentro do país. Torna-se necessário atribuir ao produto nacional benefícios que não estão presentes nos outros produtos. O objetivo desse artigo é abordar a importância da aplicação de um sistema de qualidade no gerenciamento da cadeia produtiva de uma indústria têxtil, onde seria possível identificar os problemas e sugerir soluções que possam eliminá-los ou diminuí-los, aumentando a eficiência produtiva e qualidade do produto. Na empresa estudada, foram identificados os problemas no processo de tecelagem do produto, sendo eles causados por matéria prima não conforme, por falta de treinamento e por padronizações de programação que contribuiriam para a diminuição destes defeitos. Como resultado principal, constatou-se que é possível melhorar o gerenciamento da cadeia produtiva utilizando um programa de gestão da qualidade, e conseqüentemente, reduzir as perdas e aumentar o nível de atendimento aos clientes.
Description: Artigo apresentado no VIII FatecLog (Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, 8, 26 a 27 de maio de 2017. Faculdade de Tecnologia Zona Leste. Curso de Tecnologia em Logística)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/741
ISSN: 2357-9684
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20171S_MORGADOJulioCesar_OD0172.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open
Certificado - Julio Cesar Morgado.pdf576.32 kBAdobe PDFView/Open
Dispensa - Julio Cesar Morgado.pdf148.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.