Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7337
Title: Software para ensino de estatística no ensino superior baseado em pensamento computacional
Authors: TAQUEHARA, Lidiane Mayra
Advisor: ZANETTI, Humberto Augusto Piovesana
OLIVEIRA, Cláudio Luís Vieira
type of document: Artigo científico
Keywords: Ensino superior;Matemática;Computação aplicada
Issue Date: 2015
Publisher: 114
Citation: TAQUEHARA, Lidiane Mayra. Software para ensino de estatística no ensino superior baseado em pensamento computacional. 2016.Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2016.
Abstract: Estudantes encontram diversos obstáculos durante o aprendizado de Ciências Exatas. Diante do crescente grau de dificuldade do conteúdo abordado no Ensino Superior e da resistência observada em jovens e adultos ao modelo pedagógico, o problema é acentuado. Este trabalho tem como objetivo propor uma solução alternativa adotando conceitos de Pensamento Computacional, método que busca simplificar a resolução de problemas complexos, e Andragogia, a ciência que estuda a educação de jovens e adultos. Foram realizados experimentos com alunos da disciplina de Estatística da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí e os resultados apresentados foram considerados positivos, estimulando a continuidade de estudos nessa linha de pesquisa
Students face various obstacles while learning Exact Sciences. Due to the increasing difficulty level of the content approached in the Higher Education and the resistance observed in youth and adults to the pedagogic model, the problem becomes accented. This paper aims to provide an alternate solution adopting Computational Thinking concepts, method that intends to simplify complex problems resolution, and Andragogy, the science that studies youth and adults education. Experiments were performed with Statistic students of Faculdade de Tecnologia de Jundiaí and the presented results were considered positive, inciting the continuity of studies on this line of research.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7337
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.