Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7326
Title: A gestão da inovação como estratégia para o sucesso das empresas: um estudo multicasos de pequenas empresas do ramo de alimentação em Ilhabela
Authors: SILVA, Letícia Luiza Vieira Vargas da
Advisor: PANDOLFI, Adriano Scala
Other contributor: PANDOLFI, Adriano Scala
KITAHARA, José Renato
SOUZA, Douglas Martins de
type of document: Monografia
Keywords: Inovação;Treinamento de pessoal;Empreendedor
Issue Date: 16-Dec-2016
Publisher: 189
Citation: SILVA, Letícia Luiza Vieira Vargas da. A gestão da inovação como estratégia para o sucesso das empresas: um estudo multicaso de pequenas empresas do ramo de alimentação em Ilhabela. Orientador: Adriano Scala Pandolfi. 2016. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de São Sebastião, São Sebastião, 2016.
Abstract: O objetivo central do estudo é verificar se a gestão da inovação é uma direção fundamental para o sucesso empresarial. Foram estudadas três empresas do ramo de alimentação de praia na região norte de Ilhabela entre o bairro Perequê e o centro histórico. Uma pesquisa de campo de caráter exploratório com uso de questionário e investigação in loco foi usada para a identificação da forma com que a inovação é adotada nas empresas. Adicionalmente, foram considerados os aspectos de habilidade e capacidade de cada uma delas em relação à gestão de dois de seus principais recursos, conhecimento e pessoas e também o comportamento empreendedor de seus proprietários ao que se poderia relacionar à força motora para a prática da inovação e consequentemente como um agente capacitor para avistar oportunidades e criar formas de explorá-las através das pessoas. As três empresas não apresentam um sistema de gestão de inovação implementado, apesar de existirem iniciativas inovadoras, o que permite concluir que a falta de tal gestão compromete a sobrevivência das empresas e que outros aspectos contribuem para a continuidade do empreendimento. Palavras-chave: Gestão da inovação. Treinamento de pessoas. Comportamento empreendedor. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.) The central objective of this study is to verify if innovation management is a fundamental direction to succeed in business. Three businesses in the line of beach food commerce located in the north of Ilhabela between Pereque and the historical center were studied. An exploratory field research was applied with the use of inquiry and on-site investigation to indentify the way how innovation is adopted in the three of the businesses. Additionally, the aspects of ability and capacity of each were considered in regards to managing two of their main resources, knowledge and people, also, the owners’ actions at entrepreneurship what could be related to a motor force intended to the practice of innovation and consequently as a capacitor move to catch sight of opportunities and create ways how to explore them through people. The three businesses do not have an implemented system of innovation management, although they have shown to have innovation initiatives, which suggests that the lack of such a management system compromises the survival of the businesses and that other aspects contribute to the continuity of the enterprises. Key-words: Innovation Management. Training of People. Actions at entrepreneurship.(Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7326
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.